Cidade

Novas tecnologias humanizam mobiliário hospitalar

A permanência em um ambiente hospitalar costuma ser estressante e cansativo tanto para os pacientes quanto para os acompanhantes, e não só falta de estrutura para maior descanso e conforto, como também mais funcionalidade e facilidade nos cuidados diários de quem ali precisa ficar. É por isso, que marcas investem cada vez mais em mobiliário que vão além da ergonomia.

Segundo a sócia-proprietária da Master Office Design, loja referência em mobiliário corporativo em Vitória, Ilma Mendonça, explica que o conceito de humanização chegou também ao segmento do design de móveis e, hoje, é possível encontrar mobiliário com detalhes específicos que vão desde a funcionalidade à assepsia.

“Além de reclinação natural do encosto, sem a necessidade de uma regulagem manual, hoje há diversos móveis que contam com revestimentos especiais antimicrobianos e espumas de alta densidade ideais para ambientes hospitalares, consultórios médicos e até mesmo para hotéis. Sem falar em divisórias e luminárias acústicas, carpetes especiais produzidos com fibras hipoalergênicas, e muito mais”, ela detalha.

A empresária ainda explica que as marcas têm criado peças inspiradas cada vez mais no Hygge, conceito escandinavo de conforto, acolhimento e bem-estar aplicado ao dia a dia. “É um conceito empregado principalmente pela Dinamarca, considerado um dos países mais felizes do mundo. São cores e formas que transmitem a sensação de aconchego. Um espaço pensado para criar uma atmosfera intimista de casa, porém fora de casa também. Um sentimento muito importante para quem passa pelo período de tratamento ou internação em um ambiente hospitalar, por exemplo”, pontua.

A arquiteta Daniela Caser, que recentemente fez um projeto em Vitória de uma clínica de quimioterapia e consultórios, conta que o pré-requisito era oferecer um atendimento humanizado e por isso foi pensando não só nos conceitos de biofilia e da natureza dentro dos ambientes, o que acalma o paciente, assim com tons claros, como também em todo mobiliário, escolhendo fornecedores que tenham um olhar específico para esse tipo de atendimento.

“Quando a gente faz um projeto de área hospitalar, de atendimento à saúde, a gente sempre se preocupa com fornecedores que tenham um olhar específico para atendimento dessa característica de ambiente. Neste projeto escolhemos a dedo cada peça da Master Office, das cadeiras de atendimento às poltronas especiais onde são feitas as quimios e outros procedimentos. Todo mobiliário, ele deve ser, segundo a Anvisa, resistente à limpeza, à água e outros requisitos especiais. Então priorizamos móveis com todas essas características, além de duráveis, e mais ainda, peças cheias de design e com dimensões e proporções personalizadas para cada ambiente”, conta a arquiteta.

Leia também