Conheça o ganhador do título de melhor restaurante a quilo do Estado
O restaurante Nona Lu, localizado em Itapuã, Vila Velha, conquistou o título de melhor restaurante a quilo do Espírito Santo na competição O Quilo é Nosso, promovida pelo Sindbares/Abrasel. A grande final ocorreu na última quinta-feira (17), na Cozinha do Senac Beira Mar, onde três finalistas apresentaram suas criações gastronômicas.
A campeã, chef Maria Lúcia Frisso Montarroyos, surpreendeu os jurados com seu prato inovador: bacalhau de azeite trufado com musseline de baroa. A competição não apenas testou as habilidades dos chefs, mas também promoveu um intercâmbio de experiências entre os participantes, conforme destaca Maria Lúcia. “O concurso nos trouxe aprendizado, melhorias e muitos parceiros. Estou muito feliz e motivada para representar o Espírito Santo na próxima etapa”, afirmou.
Os jurados que decidiram o vencedor foram especialistas renomados: Fabricia Sarria de Souza, chef executiva do Hotel Senac Ilha do Boi; Thiago Correia, professor de gastronomia; Erica Semião, produtora de eventos; Emerson Anunciação, chef e proprietário do Ilha Buffet; e Patrícia Merlo, doutora e especialista em história da alimentação.
Além do Nona Lu, os outros finalistas foram o Mister Cook, de Vitória, com seu Bacalhau imperial com purê de pistache, e o Salsa Self Service, também da capital, que apresentou um Baby beef à moda Salsa. Os chefs tiveram 40 minutos para preparar e apresentar suas receitas aos jurados.
O concurso é dividido em três etapas: regionais, estaduais e nacional. Na fase estadual, o Nona Lu se destacou entre 14 restaurantes concorrentes, utilizando avaliações do júri técnico e do voto popular. Agora, o restaurante vencedor irá representar o Espírito Santo na grande final, que ocorrerá em São Paulo, durante o evento Mesa São Paulo, nos dias 21 e 22 de novembro. Lá, chefs e especialistas escolherão o Melhor Restaurante a Quilo do Brasil.
Rodrigo Vervloet, presidente do Sindbares/Abrasel ES, destaca a importância da competição: “Este concurso é uma ótima forma de valorizar um modelo de negócio 100% brasileiro, impulsionando os empreendimentos do ramo e promovendo a visibilidade das receitas criadas especialmente para a disputa.”