Com o verão aí, as idas às praias e às piscinas aumentam a frequência. Além disso, a incidência dos raios ultravioletas fica mais forte, por isso o cuidado com a pele e com os olhos precisam ser ainda maiores para evitar doenças contagiosas, como a conjuntivite, entre outras.
Segundo a oftalmologista Liliana Nóbrega, o calor e a falta de cuidados favorecem a proliferação de fungos e bactérias que causam doenças oculares infecciosas. “As altas temperaturas e as condições características do verão estimulam a lavar pouco as mãos, mexer em produtos com a superfície contaminada, entre outras situações. Levando as mãos sujas aos olhos, provoca uma série de problemas, como irritações e até a conjuntivite”, relata.
Além da conjuntivite, alergias e irritações (vermelhidões) nos olhos são muito comuns nessa época do ano. A médica reforça que não se deve compartilhar itens de uso pessoal, como toalhas e maquiagens, pois aumenta o risco da transmissão das doenças. Ela dá dicas para evitar que a doença se agrave e comprometa a visão.
“É importante lavar bem as mãos antes de ter contato com os olhos. Para quem usa lentes de contatos é importante evitar entrar com elas na piscina e no mar, pois aumenta o risco de contágio”, afirma,
Liliana destaca ainda que a escolha dos óculos de sol pode servir como barreira na luz ultravioleta e evita problemas na visão. “Escolher bons óculos de sol, com proteção solar, é importantíssimo. É necessário buscar uma ótica para comprar óculos solares com boa procedência, pois os clandestinos não possuem e podem causar lesões nos olhos”, conta.