Cultura Entretenimento Eventos

Nesta quinta tem, Rock and Roll eterno

Nesta quinta-feira, 13/07, acontece a celebração o Dia Mundial do Rock and Roll, a data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, megaevento que aconteceu nesse dia a 38 anos atrás, em 1985, com as presenças de megas stars com B. B. King, Paul McCartney, U2 e Queen, quando foram arrecadados donativos para campanha contra a fome da Etiópia. O rock nacional perdeu nos últimos meses 2 ícones: em novembro de 2022 Erasmo Carlos (81 anos). Em maio deste ano morreu Rita Lee aos 75 anos, tratada por todos como a Rainha do Rock, título que não gostava, achava muito brega. Gostava sim de ser tratada de “padroeira da liberdade”, afinal rock é sinônimo de liberdade. E como se não bastasse, morreu aos 83 anos, também em maio, Tina Turner, tida como a rainha das rainhas do R&R. Apesar dessas perdas o rock and roll continua eternizado também nos discos de vinil que apesar de toda a evolução tecnológica continuam fazendo muito sucesso país afora principalmente nas feiras de compra, troca e venda.

O fortalecido universo do disco de vinil não deixa passar em branco o Dia Mundial do Rock. As grandes bandas do rock and roll abalaram o mundo. Com certeza revolucionaram a música, mudando definitivamente a forma de escutá-las, influenciando totalmente a música popular dos anos 1960. O gênero rock, em todas as pesquisas, é o preferido da turma que curte o disco de vinil.

Desde o início da sua comercialização, em 1948, os discos de vinil enfrentaram a concorrência de diversos formatos similares, especialmente daqueles baseados em tecnologias que envolviam fitas magnéticas, e mesmo assim nenhum desses formatos chegou a ameaçar a posição dos velhos e bons LPs como principal meio de armazenamento de áudio entre os anos 1960 e os anos 1980. A maioria dos discos de vinil são encontrados nas redes sociais, em clubes de discos, com colecionadores, em sebos, lojas de vendas de usados, etc. Como também em feiras, como as organizadas pelo Grupo Amigos do Vinil ES, na Casa da Memória de Vila Velha, na Prainha, que será realizada no próximo domingo, 16/07, a partir das 10h, na sua 5ª edição.

Para nós, apreciadores dos discos de vinil, o que nos atrai em primeiro lugar são as capas e encartes. É quase um quadro, sendo possível ver os detalhes da foto ou ilustração, verdadeiras obras de artes. Acredito que os artistas caprichavam mais nessa parte, nos tempos áureos de produção do bom LP. Viva o rock! Disco também é cultura.
Por:Manoel Goes, escritor e Curador Cultural da PMVV.

 

5ª Feira do Disco de Vinil
Organização: Grupo Amigos do Vinil do ES
Apoio: Prefeitura Municipal de Vila Velha
Local: Casa da Memória da Prainha
Horários: da 10h às 17h – gratuito

Leia também