Geral Saúde

Mudança de temperatura provocam crises respiratórias

O Boletim InfoGripe, divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no último dia 04 apontou que houve aumento do número de crianças internadas por vírus respiratórios em 15 estados brasileiros, incluindo o Espírito Santo.

A Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese Foto: Camila Baptitsin

É muito comum nesta época do ano ocorrer um aumento das doenças respiratórias como afirma a Pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese: “Por estarmos no outono e caminhando para o inverno, este é um período em que temos mais incidência de gripes, alergias como rinites, sinusites, além de pneumonia”, pontua.

O clima mais seco e as temperaturas mais amenas causam essa maior incidência dos vírus. “Recomendamos que se a criança estiver com sintoma gripal ou de outra infecção respiratória não vá para escola ou creche para evitar a contaminação”, alerta a médica.

Além das crianças, pessoas com a imunidade baixa e idosos tendem a se contaminar, assim é muito importante se vacinar. “A campanha de vacinação da   Influenza já está aberta e idosos, crianças e outros públicos já podem se vacinar, é muito importante esta proteção e não podemos nos esquecer de completarmos o quadro vacinal em relação a Covid-19 que ainda infecta algumas pessoas”, destaca a médica.

Doutora Jessica também lembra que é importante lavar as mãos, evitar ambientes fechados, tente deixá-los arejados e se alimentar bem.

Leia também