Entretenimento

Mosaico Fotogaleria apresenta a exposição “Tempo, Tempo, Tempo”

A mostra comemora os 60 anos de Tadeu Bianconi, 40 deles dedicados à fotografia autoral

“Tempo, Tempo, Tempo” é a nova exposição do fotógrafo Tadeu Bianconi, que será apresentada na Mosaico Fotogaleria no próximo dia 23, a partir das 19 horas. São imagens que representam 40 anos de dedicação à fotografia.
Com uma carreira consolidada, Tadeu passou pelo fotojornalismo, pela publicidade e indústria, publicou diversos livros e realizou dezenas de exposições no Brasil e em vários países.
Estudou fotografia na Alemanha com o fotógrafo Ekkehard Grote, na década de 1980, onde conheceu os grandes mestres através de livros e de experiências in loco em diversos países da Europa.
No Brasil, encontrou nos fotógrafos documentais um novo caminho que o fez descobrir a cultura popular e o cotidiano dos recantos mais longínquos do Espírito Santo.

“A minha fotografia é humanista. Quando retornei da Alemanha, encontrei no Espírito Santo uma grande referência, que foi Rogério Medeiros. No Brasil, nomes como Walter Firmo, Flavio Damm, José Medeiros, Milton Guran e Pedro Martinelli foram alguns dos mestres que influenciaram o meu olhar e ajudaram a trilhar o meu caminho na fotografia”, lembra Bianconi.
Mais de 900 fotografias serão expostas
Para representar toda essa diversidade da obra de Bianconi, a mostra “Tempo, Tempo, Tempo” vai contar com mais de 900 fotografias, apresentadas em uma expografia criada pela equipe da Mosaico Fotogaleria: Gabriel Lordello, Vitor Bermudes, Patrícia Sales e o próprio fotógrafo.
“Pensamos em uma expografia que representa o olhar do Tadeu, com fotografias de várias vertentes, paisagens, abstratos, cotidiano e cidades. Além de quadros com molduras tradicionais, teremos seis grandes painéis de ‘prova de contato’ que revelam como é o processo de edição do fotógrafo desde a era analógica até hoje”, explica Gabriel Lordello, da Mosaico Fotogaleria e um dos curadores da exposição.
Serão 14 quadros com molduras tradicionais e seis painéis com cerca de 150 fotografias cada um. Além das fotos impressas, serão apresentadas algumas câmeras usadas pelo artista ao longo de sua carreira e o ampliador em que Bianconi copiou diversas imagens na era analógica.
Todas as fotografias estarão disponíveis para venda, desde os quadros prontos, bem como as cópias impressas. Também serão disponibilizadas três caixas com 10 fotos selecionadas para colecionadores. Toda a venda da exposição será revertida para o projeto de um livro que vai celebrar os 40 anos de carreira de Bianconi.
O filósofo Fernando Mendes Pessoa foi o convidado para escrever o texto curatorial da mostra. “Muitas fotografias, uma diferente da outra, compõem um mosaico que precisa ser visto com vagar, olhando cada imagem, tanto na distância do seu todo, quanto na proximidade de seus detalhes, a fim de, devagar, ver como nesta exposição se apresenta uma oração ao tempo: “Compositor de destinos. Tambor de todos os ritmos. Tempo, tempo, tempo, tempo. Entro num acordo contigo”, descreve Fernando.

Leia também