Projeto “Corpo humano em números: a Matemática da saúde” revela como as ciências se inter-relacionam e despertam o interesse dos alunos.
O Centro Educacional Leonardo da Vinci, localizado em Vitória, Espírito Santo, tem promovido uma verdadeira revolução no ensino da Matemática, tornando-a mais atrativa e relevante para os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Através do projeto inovador “Corpo humano em números: a Matemática da saúde”, a instituição busca mostrar aos estudantes como a Matemática está presente no funcionamento do corpo humano e, ainda, como ela se aplica diretamente na área da saúde.
A proposta do projeto é estabelecer conexões claras entre a Matemática e outras áreas do conhecimento, como a Biologia e a Medicina. Através de ações práticas e teóricas, os alunos são desafiados a explorar como os conceitos matemáticos ajudam na prevenção de doenças, diagnóstico de condições de saúde e desenvolvimento de novas tecnologias e tratamentos médicos.
De acordo com o professor Filipe Pinel Bermudes, mestre em Matemática e coordenador do projeto, muitos alunos têm uma visão limitada da Matemática, associando-a apenas a cálculos abstratos, sem perceber sua aplicação nas diversas áreas do conhecimento, especialmente na Medicina. “O projeto busca mostrar aos estudantes que a Matemática não é uma disciplina isolada, mas uma ferramenta essencial para o avanço da ciência, principalmente no campo da saúde. Essa abordagem interdisciplinar é fundamental para despertar o interesse e o entusiasmo pela matéria”, explica Filipe.
O projeto é dividido em três etapas principais, que envolvem pesquisa, palestras com especialistas e experiências práticas. A primeira fase tem como objetivo estudar os sistemas do corpo humano e os parâmetros numéricos presentes nos exames médicos. Divididos em grupos, os alunos realizam pesquisas sobre aspectos como a frequência cardíaca, níveis de glicose e pressão arterial, que são fundamentais para o diagnóstico de várias doenças. Durante essa fase, os estudantes refletem sobre a importância dos cálculos e das estatísticas na avaliação da saúde humana.
Na segunda etapa, os alunos participam de uma palestra com um médico especialista em diagnóstico por imagem. O profissional apresenta aos estudantes como a Matemática é aplicada em exames médicos, como tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia. A palestra serve para ilustrar a relação direta entre os números e a medicina, mostrando como os profissionais de saúde utilizam a Matemática para diagnosticar e tratar doenças.
A terceira etapa do projeto leva os alunos para o Museu de Ciências da Vida da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde eles têm a oportunidade de vivenciar de forma prática os conceitos discutidos em sala de aula. No Museu, os alunos enfrentam desafios matemáticos e multidisciplinares, como o cálculo de dosagens de medicamentos e a análise de gráficos biomédicos. Essas atividades ajudam os estudantes a desenvolver habilidades de raciocínio lógico, resolução de problemas e colaboração em grupo.
Filipe Pinel observa que o projeto tem gerado um impacto positivo no interesse dos alunos pela Matemática. Muitos estudantes, que inicialmente viam a disciplina de forma distante e desinteressante, passaram a perceber sua importância ao compreender sua aplicação no contexto da saúde. “Ao verem como a Matemática pode ser utilizada para salvar vidas e melhorar a qualidade de vida das pessoas, os alunos se tornam mais motivados e engajados nos estudos”, afirma o professor.
O projeto também tem proporcionado o desenvolvimento de habilidades importantes para o futuro dos estudantes, como a capacidade de realizar pesquisas, analisar dados de forma crítica e trabalhar em equipe. “Os alunos se tornam protagonistas do próprio aprendizado, o que fortalece a autonomia e a confiança deles na hora de enfrentar desafios acadêmicos”, completa Filipe.
A iniciativa tem se mostrado não apenas uma maneira eficaz de aproximar os estudantes da Matemática, mas também um passo importante para inspirá-los a considerar a área da saúde como uma possível carreira, incentivando-os a seguir caminhos profissionais em áreas que demandam tanto o conhecimento matemático quanto a vocação para ajudar o próximo.
O projeto “Corpo humano em números: a Matemática da saúde” demonstra, portanto, como é possível transformar o ensino da Matemática ao integrá-la de maneira criativa e prática ao cotidiano dos alunos, fazendo com que eles enxerguem a beleza e a relevância dos números no mundo ao seu redor.