O axé é a cara do verão, e Marcus Rauta, cantor e compositor capixaba reconhecido como um dos principais nomes do gênero no Espírito Santo, já se prepara para a temporada mais quente do ano. Durante o verão, ele percorre cidades capixabas, especialmente o litoral, levando shows com ritmo contagiante, clássicos do axé e uma energia que envolve o público de todas as idades.
O cantor destaca que o axé nasceu como um ritmo litorâneo, ligado ao calor, ao verão e ao Carnaval e que por isso acredita que essa época do ano seja a mais propícia para a difusão do estilo. Prova disso é que, nesse período, são lançadas novas músicas de axé, muitas delas disputando o título de hit do Carnaval. E todas essas canções, junto com os clássicos do gênero, fazem parte do repertório de Marcus Rauta.
“Eva, da Ivete Sangalo, é a música que não pode faltar nos meus shows. Sem dúvida, é a mais pedida pelo público”, revela. Para ele, o axé simboliza alegria e acompanha as celebrações ao longo do verão.
A carreira
Natural de Vitória, Marcus Rauta é apaixonado pela música nordestina e tem o axé retrô como carro-chefe de seu trabalho. Além disso, mistura referências de rock, MPB e pop, criando versões inovadoras que conferem ao seu repertório um estilo moderno e uma pegada irreverente.
Desde cedo, Marcus se interessou pelo axé, influenciado por artistas como Ivete Sangalo, Saulo, Durval e Bell Marques. Ele iniciou a carreira tocando em barzinhos, com repertório variado. A virada aconteceu com um projeto para a Copa do Mundo, que fez tanto sucesso que consolidou o axé retrô como foco principal da carreira.
A nostalgia é o ponto central de seus shows. “É bacana porque todos cantam e dançam juntos, em uma energia única”, afirma o cantor. Além do axé, o pagodão baiano também integra o repertório, garantindo diversidade e animação em cada apresentação.
Rei dos casamentos
Além da temporada de verão, Marcus Rauta mantém agenda movimentada especialmente em festas de casamento. Até dezembro, são mais de 10 shows confirmados, tanto na Grande Vitória quanto no interior, em cidades como Cachoeiro de Itapemirim e Marechal Floriano. Ele já conta ainda com eventos agendados para o próximo ano, consolidando sua presença no circuito de festas e eventos sociais do Espírito Santo.