Eventos

Marcelo Shimu (em destaque), produtor musical do Studio 3

O produtor musical e beatmaker Marcelo Shimu, à frente do Studio 3, abre inscrições para a “Oficina de Produção Musical – Hip Hop”, que será realizada nos meses de março e abril de 2026, na Casa Cultural 155, em Vila Velha (ES). A iniciativa é voltada a artistas, produtores, estudantes e DJs interessados em aprofundar conhecimentos no universo da produção musical com foco no hip hop.

Com 12 encontros presenciais, a oficina tem caráter teórico-prático e acontecerá aos sábados e domingos, com aulas de quatro horas de duração. As vagas são limitadas a 20 participantes, divididos em duas turmas. As inscrições gratuitas estarão abertas de 2 a 20 de fevereiro e podem ser feitas de forma online.

Idealizado por Marcelo Shimu, o curso tem como proposta capacitar jovens e adultos para atuar no mercado musical, oferecendo uma formação que transita entre fundamentos técnicos e reflexões sobre a cultura hip hop, desde a ancestralidade musical até as práticas contemporâneas do setor.

“A produção musical no hip hop é uma forma de expressão que conecta a ancestralidade negra às tendências modernas. No entanto, muitos jovens artistas enfrentam barreiras para acessar ferramentas e conhecimentos técnicos de qualidade. A oficina busca romper essas barreiras, capacitando novos talentos para o mercado musical, que hoje é um dos setores mais lucrativos globalmente”, destaca Marcelo Shimu.

Além da formação técnica, o projeto reforça o compromisso com acessibilidade e inclusão. Ao longo da oficina, os participantes serão desafiados a criar coletivamente uma música autoral inédita, desenvolvendo letra (rima) e ritmo (beat), desde a concepção até a masterização. Como resultado final, a produção ganhará um videoclipe com legendagem e Libras, funcionando como material de divulgação e portfólio para a inserção dos alunos no mercado de trabalho.

Entre os temas abordados estão: música ancestral e contemporânea; fundamentos do áudio; equalização e compressão no hip hop; captação vocal; estruturação e compressão de beats; construção de obra autoral e finalização. A penúltima aula contará com rodas de conversa com o produtor musical Golias Engelhardt, da Sonorus Produções, sobre o mercado atual, e com a gestora de acessibilidade e intérprete de Libras Cláudia Vieira, que falará sobre a importância de pensar a música desde sua concepção de forma acessível. O encerramento acontece com a apresentação da música finalizada e confraternização da turma.

Trajetória

Produtor musical canela-verde, Marcelo Shimu se destaca na direção e produção musical do Studio 3, selo que desde 2017 atua na valorização da diversidade musical capixaba. Em sua trajetória, já produziu artistas de relevância na cena local e nacional, como Fabriccio, Budah, Afronta, Cesar MC, além de trabalhos recentes com Bruno Chico e Branu.

Há quase uma década, Shimu compartilha sua técnica com a juventude periférica, por meio de oficinas e workshops, utilizando a abordagem LowCostLowTech, que valoriza o “faça você mesmo” e a criatividade acima da alta fidelidade sonora. No currículo, estão iniciativas como a oficina “Introdução ao Áudio e Produção Musical Contemporânea”, realizada no Mucane, na Casa da Escada (2018) e no projeto Cultura em Toda Parte (2022), além de atuações em projetos de cultura urbana como Pimp My Carroça, Origraffes, eventos afrocentrados como Oferenda Sonora e o projeto musical PretAtiva.

Em 2024, o produtor ampliou sua atuação nos Centros de Referência da Juventude (CRJ) do Território do Bem, em Vitória, e do Flexal, em Cariacica, além de realizar a oficina “Introdução à Produção Musical” por meio da Lei Paulo Gustavo, em Vila Velha.

Marcelo Shimu (idealizador e ministrante) | Fabiola Mozine (coordenadora e produtora executiva) | Golias Engelhardt – Sonorus Produções (produtor musical convidado) | Cláudia Vieira (intérprete de Libras e convidada) | Henrique Lachesis (designer gráfico) | Taruira Negra Filmes (registro audiovisual e videomaker) | Orbe Comunicação (assessoria de imprensa).

O projeto é uma produção do Studio 3, com apoio da Casa Cultural 155, e realização do Funcultura e da Secretaria de Cultura do Estado do Espírito Santo, por meio do Edital 02/2024 – Seleção de Projetos de Valorização da Cultura Hip Hop no Espírito Santo.

Leia também