A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Vila Velha apresentou os resultados do Programa Tampinhas do Bem, durante a 18ª Semana do Plástico, realizada terça-feira (5) pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Espírito Santo (SindiplastES). O evento, que teve como tema “Educação Ambiental e Responsabilidade Social”, reuniu experiências e projetos que unem sustentabilidade e inclusão.
A coordenadora de Educação Ambiental, Letycia Soares, representou o município no painel “Visão do Sistema Capixaba com o Compromisso Socioambiental”, apresentando os números mais recentes do programa e as atividades realizadas no município.
Em Vila Velha, um acordo entre a Prefeitura e o SindiplastES, firmado no dia 29 de setembro de 2024, durante a 17ª Semana do Plástico, vem ampliando resultados positivos. O impacto é expressivo, sendo que já foram arrecadas cerca de 2 toneladas de tampinhas, o equivalente a cerca de 1 milhão de unidades, além de 70 mil tampinhas recolhidas apenas durante o Dia Mundial do Pão.
Entre as ações desenvolvidas estão campanhas educativas e palestras em escolas, 25 unidades da rede municipal com coleta semanal, e parcerias com empresas e instituições. O programa também conta com 50 padarias do Sindipães atuando como pontos de coleta e mais de 200 ecopontos distribuídos a voluntários.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Isabela Igreja, o programa se tornou um exemplo de como ações simples podem gerar impacto social real. “Com o Tampinhas do Bem, mostramos que a educação ambiental pode andar junto com a solidariedade. As tampinhas recolhidas viram ração para animais acolhidos por ONGs e protetores cadastrados no Banco de Ração Municipal. É um ciclo que une cidadania, meio ambiente e cuidado com a vida”, afirmou.
Até o fim do ano, está prevista uma nova entrega de material ao SindiplastES, que fará a conversão do plástico arrecadado em recursos para a compra de ração para animais, repassada ao Banco de Ração da Prefeitura de Vila Velha e distribuída às ONGs cadastradas.