Entretenimento

Livro para a criançada passeia pela história da música capixaba

O universo da musicalização infantil ao lado da trajetória da música capixaba. O contexto faz parte do livro O Som da História , trabalho do músico, guitarrista, professor e compositor capixaba Jura Fernandes . A obra será lançada nesta quinta, 29, às 20 horas, na Fames (Faculdade de Música do Espírito Santo), e se propõe a ser ferramenta educacional para pais, mães, professores de musicalização infantil e demais educadores.

O projeto, apoiado pela Lei Rubem Braga, reúne 10 histórias, 10 textos, 10 atividades musicais, desenhos diversos e 10 músicas que cantam cada história. Interessante é que Jura, produtor musical do trabalho, observou o contexto da música capixaba e seus atores (ele próprio é um deles) para o processo de musicalização e o convite para parcerias nas gravações.

Na participação de Amaro Lima, claro, a criançada vai aprender na batida do Congo. Já com Jefinho Faraó, o funk é o ritmo. Assim como a produção traz o reggae para a parceria com Fred Nery (Macucos), e passeia pelo rock quando a dobradinha é com Nano Vianna.

É música, diversão e aprendizado!

E a obra vem acompanhada de um CD com todas as canções. Participam do projeto, além dos artistas já citados, Barol Beats, Manfredo, Vinícius Caranguejo, Izar, João Fernandes, Bruno Havengar, Grácia Maria, Saulo Santos e Márcio Gobbette.

O evento na Fames nesta quinta contará com venda de exemplares, assinaturas, sorteio de 10 livros para os participantes e mais. Além disso, Jura preparou quatro workshops sobre musicalização infantil para ensinar sobre o tema e falar sobre o livro durante o mês de junho.

Os desenhos da obra “O Som Da História” também ganharam toque especial. Foram desenvolvidos pelo designer francês Vincent Bar, parceiro antigo de Jura em outros voos musicais – o designer já desenvolveu trabalhos para a banda Casaca, por exemplo, grupo cujo Jura é um dos fundadores.

Jura Fernandes entrou como educador musical no universo infantil durante seus estudos na Fames. Segundo o músico, ele sentiu a necessidade de conectar toda a sua história e o seu universo sonoro à criançada.

“Também percebi que não havia uma produção vasta nesse sentido aqui no Espírito Santo. Um material que auxiliasse músicos e professores, fosse um guia e um aliado no processo de musicalização infantil. Acredito que atingimos esse resultado agora, com muito carinho e criatividade”, comemora Jura.

Natural de São José dos Campos e capixaba de alma, Jura Fernandes mantém, desde 1995, relação espiritual e sonora com o Congo e a Barra do Jucu. E é um dos fundadores da banda Casaca. Apesar de ter a guitarra como principal instrumento, os elementos percussivos sempre influenciaram seu som.

Jura tem em seu currículo participação em 12 discos, dos quais quatro são do Casaca – “Casaca”, “Na Estrada”, “Ilha” e “No Tambor, na Casaca e na Guitarra”. Também gravou trabalhos autorais, como o “Jura Que É Forró” e o “Special Gig”, além de ter tocado as guitarras no álbum do Bloco Surpresa, do Carnaval de 2013. O músico, além de desenvolver seu trabalho solo, toca guitarra e viola no Forró Bemtivi.

Jura também já se apresentou por dois anos na França, como guitarrista e cavaquinista, em casas de show renomadas mundialmente, a exemplo da “Blue Note”. Durante a carreira, o multi-instrumentista teve ainda participações em canais como a MTV e programas como o de Serginho Groisman.

Leia também