Vitória Revisitada: Lançamento do Curta-Metragem em Sessão Gratuita no Cine Animazul
Na próxima quinta-feira, 19 de dezembro, o Cine Animazul, localizado no Instituto Marlin Azul em Jardim da Penha, em Vitória (ES), será palco do lançamento do curta-metragem Vitória Revisitada. A exibição, que acontece às 19h, será gratuita e traz ao público uma rara oportunidade de reviver cenas do cotidiano da capital capixaba, registradas nos anos 60 pelo cineasta amador Ernst Bergmann.
A obra, dirigida por Adriana Jacobsen, resgata imagens inéditas e preciosas de Vitória nos primeiros anos de sua expansão urbana e econômica. O filme apresenta registros do Porto de Vitória, da beira-mar, da praia antes do aterro, da Ponte Florentino Avidos, além de momentos do carnaval e da vida cotidiana da cidade, como crianças brincando no Parque Moscoso e a visita ao navio escola. As imagens foram captadas por Bergmann durante os primeiros tempos de seu relacionamento com a escritora Marilena Soneghet, sua esposa por 54 anos.
O projeto do filme, da Monazita e do Instituto Marlin Azul, foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura/Governo Federal, repassados através do edital 001/2023 pelo Fundo Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura e da Prefeitura de Vitória (ES). Já a digitalização e a recuperação do acervo de Bergmann, que inclui não apenas registros capixabas, mas também de viagens internacionais, foram realizadas por intermédio de outro projeto realizado pelo Instituto Marlin Azul, contemplado pelo Edital de Preservação e Memória da Secult-ES, a partir de recursos da Lei Paulo Gustavo/Ministério da Cultura/Governo Federal.
A trajetória de Ernst Bergmann é marcada por sua paixão pela fotografia e pelo cinema. Nascido na Alemanha, ele chegou ao Espírito Santo nos anos 60 para trabalhar na implantação do polo siderúrgico capixaba e passou a registrar o cotidiano do estado com uma câmera 8mm e Super 8. Seu trabalho foi amplamente inspirado por uma visão sensível e atenta à rotina comum, capturando momentos simples, mas significativos.
Após seu falecimento em 2015, Marilena Soneghet Bergmann, sua esposa, assumiu a guarda de todo o acervo visual do cineasta, que agora é compartilhado com o público capixaba. O filme Vitória Revisitada oferece uma reflexão sobre as transformações urbanísticas que a cidade de Vitória passou desde a década de 1960, evocando memórias afetivas e convidando o espectador a observar as permanências e mudanças no cenário urbano da capital.
O evento é uma excelente oportunidade para os capixabas e visitantes da cidade conhecerem uma parte importante da história visual de Vitória e refletirem sobre sua evolução ao longo do tempo.