Alguns dos maiores instrumentistas do país irão até Serra para uma residência artística com os alunos que, depois, irão ao Rio de Janeiro conhecer a rotina da orquestra
Jovens músicos, alunos do Programa Vale Música Serra, no Espírito Santo, viverão uma experiência única ao lado da Orquestra Sinfônica Brasileira. Entre os dias 9 e 12 de maio, músicos da OSB estarão em Serra para promover, junto aos alunos, uma residência pedagógica com o objetivo de aprimorar técnica instrumental, prática de concerto, interpretação de estilos, entre outras atividades.
Depois, entre os dias 14 e 20 de agosto e entre 18 e 26 de setembro, os estudantes vão participar de uma imersão na sede da Orquestra, no Rio de Janeiro, que inclui aulas, ensaios, prática de concerto, entre outras atividades. O intercâmbio musical vai terminar de uma forma muito especial: os jovens terão a oportunidade de tocar com a OSB, num concerto de encerramento no Rio de Janeiro, com data e local a definir.
As atividades integram o Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Orquestra Sinfônica Brasileira, que conta com o patrocínio do Instituto Cultural Vale. O projeto, criado em 2017, funciona como uma espécie de diálogo entre a Orquestra e jovens músicos Brasil afora, revelando talentos, despertando o interesse pela música e disseminando o conhecimento e a técnica da OSB pelo país.
“A parceria entre a OSB e o Programa Vale Música, através do Conexões Musicais, aprofunda relações e trocas nutridas dia após dia no sentido de criarmos, em conjunto, um país mais igualitário e diverso. Fazer parte do crescimento social e intelectual de cada jovem é uma alegria, bem como uma responsabilidade, que nos motiva a trabalhar, cada vez mais, a fim de alcançarmos um ambiente humanizado de desenvolvimento sustentável”, afirma Elber Ramos, Coordenador Educacional da OSB.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 82 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Shell e a NTS – Nova Transportadora do Sudeste como patrocinadores master, Brookfield e Eletrobras Furnas como patrocinadores, Sergio Bermudes Advogados e SulAmérica como copatrocinadores, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.