O município de Itapemirim, na microrregião Litoral Sul, está recebendo investimentos do Governo do Estado. Na manhã desta sexta-feira (09), o governador Renato Casagrande visitou a cidade para inaugurar obras e anunciar novos investimentos, como o convênio para conclusão dos serviços de implantação do Contorno de Itaipava/Itaoca. A orla do município ganhou várias melhorias e a população contará com novos equipamentos públicos.
“Estou muito feliz em estar em Itapemirim, especialmente neste período de verão e véspera de Carnaval, onde estamos realizando diversos investimentos para melhorar a vida dos moradores e acolher bem os turistas que vêm desfrutar da beleza das nossas praias e da riqueza cultural da região. O Governo do Estado está presente, em parceria com a Prefeitura Municipal, com ações em diversas áreas”, afirmou o governador.
Durante a agenda, foram entregues as obras do novo calçadão da Praia de Itaipava e a nova iluminação da Orla de Itaipava e Itaoca. Também foram inauguradas a Fábrica de Gelo, a Casa das Marisqueiras e o deck de madeira com píer flutuante. Itapemirim possui o maior polo pesqueiro do Espírito Santo, com um complexo terminal pesqueiro formado por Estaleiro Municipal, Cais e Terminal Pesqueiro.
Uma das vantagens do novo píer é a sua adaptabilidade a diferentes níveis de maré, segundo o secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca, Enio Bergoli. “Os flutuadores possibilitam que a estrutura se mova junto com as variações de altura da água; logo, a plataforma sempre estará na posição adequada para o embarque e desembarque do pescado para as embarcações de pequeno e médio porte.”
A obra visa atender uma demanda da classe pesqueira, já que o píer existente no local atende somente as grandes embarcações, devido à sua altura, segundo o pescador e morador da região há 34 anos, Pércio Pablo Raposo Viana. “Isso dificultava o trabalho dos demais barcos que precisam desembarcar os seus pescados e realizar o abastecimento (com o chamado “rancho”) na faixa de areia da praia ou dentro da água”, ressaltou.
A atividade pesqueira tem grande impacto socioeconômico e cultural em Itapemirim, ela marca o PIB da região atingindo 11 mil munícipes de forma direta e indireta, por meio das atividades ligadas à pesca como o comércio do pescado, emprego dos profissionais envolvidos no beneficiamento do pescado, através do comércio local e do turismo desenvolvido pela cultura pesqueira através das comidas típicas locais.
ambém foi inaugurado o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam) de Itapemirim, que passa a funcionar em um espaço cedido pela prefeitura do município para a adequação do serviço, que realiza o acolhimento às mulheres, crianças, adolescentes e idosos vítimas de violência doméstica e familiar.
O governador Renato Casagrande realizou também a entrega das obras de reforma e adequações da Delegacia Regional de Itapemirim. A unidade funciona 24 horas por dia e desempenha um papel crucial no recebimento de ocorrências e na detenção de indivíduos em flagrante na região. “A reforma certamente contribuirá para aprimorar o trabalho na delegacia e vamos continuar fornecendo todo o suporte necessário à população local”, frisou o superintendente de Polícia Regional Sul, delegado Faustino Antunes Simões Filho.
A área do imóvel é de 359 metros quadrados e conta com instalações modernas nos dois pavimentos. A Delegacia conta com recepções, cartórios, sala de Teleflagrante, sala de reconhecimento, gabinete do delegado, alojamentos, duas celas, área de serviço, banheiros e almoxarifado.
Com o investimento de quase R$ 2 milhões, foi inaugurada a reforma da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Graúna, que recebeu a ampliação do bloco pedagógico com a construção de mais cinco salas de aula. Os novos espaços pedagógicos se somarão às atividades já realizadas pela unidade de ensino com os 200 alunos que estudam atualmente no local.
O município de Itapemirim e os demais da região contarão em breve com o novo Contorno de Itaipava/Itaoca. Foi assinado o convênio para conclusão das intervenções, que serão realizadas pelo Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES). O trecho contemplado tem 9,96 quilômetros de extensão e abrange o entroncamento da ES-060/ES-487 – subtrecho Córrego do Pinto. O valor do investimento é de R$ 6,93 milhões.
Na oportunidade, o governador inaugurou a reabilitação das rodovias ES-487, ES-490 e ES-060, inseridas nos perímetros urbanos de Itaipava, Itaoca e Itapemirim. Foram realizados serviços de pavimentação asfáltica em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) em mais de 10 mil metros, além da reabilitação de toda a sinalização das faixas de pedestre e ondulações transversais.