Cidade

Inteligência Artificial na educação ajuda alunos a fazerem cartões de Natal

As festas de final de ano estão a pouco tempo de acontecer e com elas vem as trocas de presente, de cartões de Natal com as felicitações. E em uma escola no município da Serra, alunos preparam esses cartões com a ajuda da Inteligência Artificial.

Os 120 estudantes do terceiro ao sexto anos, das Emefs Espaço Alternativo e Padre Gabriel, no contraturno, utilizam chromebooks e, ao mesmo tempo em que entram em contato com a tecnologia mais falada e discutida do momento, reforçam conceitos de gramática e fluência em leitura.

O idealizador do projeto, o professor Izaque Moura, explica que a IA, ao contrário do que o senso comum poderia sugerir, não entrega o trabalho pronto.

“A IA é uma ferramenta que vai oferecer a eles opções de desenho e de arte. Porém, para acioná-la, os estudantes antes precisam elaborar um texto, uma mensagem natalina. Quanto melhor ele elabora essa redação, quanto mais coerente o estilo de texto, maior a possibilidade de uma arte final, de um cartão bacana”, descreve.

A elaboração das mensagens são revisadas por uma professora de Língua Portuguesa, que reforça alguns conceitos da disciplina. A partir daí, a IA entra em ação.

A estudante Evelyn Vitória, 12 anos, do quinto ano da Emef Padre Gabriel, gostou de lidar com redação e leitura dessa forma. Ela também aprendeu sobre o costume dos cartões de Natal, que as pessoas enviavam pelos correios antes da chegada da internet e popularização de mensagens eletrônicas.

“Estou fazendo um cartão para meu tio, alguém muito especial para mim. Achei muito interessante usar a Inteligência Artificial para fazer isso, além de aprender sobre escrita e sobre estilo de mensagens. O jeito que a gente escreve produz imagens diferentes e isso é incrível”, reforçou.

Os cartões são impressos e entregues aos estudantes.

Leia também