O prazo para inscrições no 2º Casamento Comunitário da Serra foi prorrogado até a próxima quarta-feira (5), oferecendo aos interessados uma última chance de participar dessa ação promovida pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedir). Os casais que desejam se unir oficialmente podem se inscrever no Departamento de Assistência Judiciária Municipal (Dajum), localizado no Pró-Cidadão, na Avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, no Portal de Jacaraípe, das 9h às 16h.
A prorrogação ocorreu devido à decretação de ponto facultativo no município, limitando o funcionamento dos serviços essenciais. Esta será a última oportunidade para os casais interessados em participar deste evento comunitário.
Com o objetivo de reunir cerca de mil pessoas, entre noivos, familiares e convidados, a cerimônia do 2º Casamento Comunitário será realizada no Parque da Cidade, em data a ser definida. Os casais serão recepcionados com um tapete vermelho e receberão uma lembrança especial para marcar o momento. Além disso, a Prefeitura da Serra custeará a decoração, as fotos, o bolo e os bem-casados.
Para se inscrever, os casais devem atender aos seguintes requisitos: ter mais de 18 anos de idade, renda de até três salários mínimos por casal e não estar inscritos no CadÚnico. Além disso, é necessário não ter impedimentos legais para o casamento, como matrimônios anteriormente contraídos e não desfeitos, conforme previsto no artigo 1.521 do Código Civil. Duas testemunhas também devem ser apresentadas.
Os documentos necessários para a inscrição são:
- RG e CPF (ou CNH) dos noivos e das testemunhas;
- Comprovante de residência;
- Certidão de nascimento original e atualizada;
- Declaração de estado civil;
- Caso um dos noivos seja divorciado ou viúvo, é necessário apresentar a certidão de casamento com a averbação do divórcio ou a certidão de óbito do cônjuge anterior.
Os casais que atenderem a todas as condições para participar do Casamento Comunitário serão encaminhados aos cartórios de Registro Civil, cujos endereços serão informados posteriormente no site da Prefeitura da Serra.