Geral

Inovação e tecnologia em benefício do desenvolvimento das cidades

Evento em Cachoeiro de Itapemirim vai discutir inovação e tecnologia em benefício do desenvolvimento das cidades

 SmartcitES – 1ª Imersão de Cidades Inteligentes vai acontecer nesta quarta (5) e quinta-feira (6), na Faculdade de Direito

Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves, é um dos palestrantes do evento

O futuro das cidades vem sendo debatidos mundo afora. E, para amplificar a necessidade dessa discussão, será realizado, nesta quarta (5) e quinta-feira (6), na Faculdade de Direito em Cachoeiro de Itapemirim (FDCI), o SmarcitES – 1ª Imersão de Cidades Inteligentes. O evento é aberto ao público e tem em sua programação palestras com profissionais que são referências no tema proposto. A entrada é gratuita e as vagas limitadas.

Na abertura do evento, 5 de julho, vão acontecer cinco palestras, com temas da atualidade. Às 10h, o vice-presidente do Governo Digital, Victor Coelho, vai falar sobre “O olhar de Cachoeiro de Itapemirim para cidades inteligentes e inovação”. Vale destacar que a cidade é a 37ª mais inteligente do país, em um universo de 5.568 municípios brasileiros. No mesmo dia, Everlam Montibeler, coordenador do curso de pós-graduação de Cidades Inteligentes da UFES vai apresentar cases de sucesso na palestra “Big Data e Smart Cities”.

Ainda no primeiro dia estarão em pauta assuntos como inteligência artificial, serviços públicos com processos inteligentes e sistema de planejamento estratégico. Dois paineis também estão na programação: “LGPD” e “Ecossistema Local de Inovação”.


Cachoeiro, um passo à frente

Um dos palestrantes do segundo dia de evento é André Gomide, presidente do Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (Ibrachics). Ele vai apresentar a palestra “Cachoeiro, um passo à frente”. A cidade é um exemplo na aplicação de tecnologia para tornar os processos de gestão mais modernos e interligados, tendo como exemplos o investimento em fibra ótica nas redes de saúde e de educação e a expansão de pontos de wi-fi gratuitos.

Pablo Lira, presidente do Instituto Jones dos Santos Neves também é um dos palestrantes e vai abordar em sua fala o tema “Cidades inteligentes e ESG – tendências do século XXI”.

“O evento vai reunir autoridades e sociedade para debaterem o impacto da tecnologia no desenvolvimento das cidades capixabas. Fizemos uma edição em Vitória e superou todas as expectativas. Em Cachoeiro de Itapemirim também será um sucesso, pela relevância dos debates propostos”, declara Lis Bravim, idealizadora do projeto.


Autoridades presentes

O Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (SECTI), Bruno Lamas, é uma das autoridades confirmadas no evento. Também vão participar o prefeito da cidade anfitriã, Victor Coelho, secretários municipais e autoridades de cidades vizinhas e lideranças comunitárias.

Leia também