Saúde

II Simpósio reforça humanização no tratamento oncológico

II Simpósio de Cuidados Paliativos Afecc-HSRC reforça a importância da humanização no tratamento oncológico

Nos dias 26 e 27 de setembro, a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e o Hospital Santa Rita de Cássia promovem, em Vitória, o II Simpósio de Cuidados Paliativos, evento voltado à capacitação de profissionais da saúde e ao fortalecimento de práticas humanizadas no atendimento a pacientes com doenças graves, especialmente o câncer. O encontro acontece no Hotel Golden Tulip Porto Vitória e reunirá especialistas de renome nacional.

O objetivo é promover reflexões e trocas de experiências sobre um tema ainda pouco compreendido pela sociedade, mas reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como essencial para garantir qualidade de vida de pacientes e familiares em situações de doenças que ameaçam a continuidade da vida.

Entre os destaques da programação está a palestra do médico Joaquim Pinheiro Vieira Filho, que abordará o protagonismo do paciente e de seus familiares no processo de tratamento oncológico. Outro momento importante será a participação da advogada Luciana Dadalto, referência nacional em Diretivas Antecipadas de Vontade, instrumento fundamental para assegurar a autonomia dos pacientes em escolhas sobre seus cuidados.

O simpósio contará ainda com uma mesa-redonda envolvendo representantes do Hospital Santa Rita, do Hospital Estadual de Vila Velha (HEVV) e da especialista Carolina Sarmento, que vão compartilhar vivências práticas em cuidados paliativos. Para encerrar, o tema da espiritualidade será conduzido pelo palestrante Luís Saporeti, com foco na saúde emocional de pacientes, familiares e profissionais de saúde.

Na sexta-feira (26), antecedendo o simpósio, serão oferecidas oficinas práticas com vagas limitadas:

  • Hipodermóclise – Enf. Gabrielle Modenesi
  • Opioides e rotação – Equipe Paliares
  • Manejo de casos clínicos de forma transdisciplinar – Equipe Paliares

Relevância para a saúde pública

De acordo com estudos internacionais, a introdução precoce dos cuidados paliativos no tratamento do câncer está associada a melhor qualidade de vida, redução de procedimentos invasivos no fim da vida e, em alguns casos, até mesmo aumento da sobrevida.

Apesar da eficácia comprovada, o Brasil ainda enfrenta barreiras como a escassez de profissionais capacitados, preconceito em relação ao tema da morte e ausência de políticas públicas efetivas. “A formação em cuidados paliativos ainda é incipiente na maioria dos cursos da área da saúde. Nosso objetivo é fomentar o debate, capacitar equipes e garantir que o paciente seja tratado com dignidade, respeito e empatia em todas as fases da doença”, afirma Marilucia Dalla, presidente da Afecc.

O evento é voltado a profissionais e estudantes das áreas da saúde, direito e assistência social. As inscrições estão abertas no site do Hospital Santa Rita, por meio do link disponível no Sympla.

Com uma programação abrangente, o II Simpósio de Cuidados Paliativos Afecc-HSRC reforça a missão do Hospital Santa Rita de promover um cuidado integral, humanizado e centrado na pessoa.

Leia também