Os idosos atendidos no Centro de Convivência para Pessoa Idosa de Jardim Camburi terão a oportunidade de participar de oficinas sobre educação alimentar e nutricional. A atividade será desenvolvida em parceria com do Banco de Alimentos Herbert de Souza, nesta terça-feira (15) e quinta-feira (17), pela manhã (das 9 às 11 horas) e à tarde (das 14h30 às 16 horas).
De acordo com a gerente de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social (Semas), Roseane Fernandes, as duas equipes se uniram para potencializar a ação e reforçar a importância da adoção de hábitos saudáveis no dia a dia das famílias.
“As ações educativas visam oferecer informações para a adoção de uma alimentação saudável, que contribui para a melhora da saúde mental e da socialização da pessoa idosa. Uma alimentação mais saudável, com certeza, é um ingrediente a mais para prolongar a velhice com mais autonomia e qualidade”, defende Roseane.
Durante a oficina, a equipe do Banco de Alimentos Herbert de Souza vai socializar informações acerca de como os hábitos alimentares estão diretamente relacionados com o surgimento das doenças crônicas, assim como com o controle delas. Além disso, orientações gerais, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira de como podemos cultivar práticas alimentares promotoras de saúde.
Para a secretária de Assistência Social, Cintya Schulz, essa soma de esforços das equipes da Semas, bem com as ações intersetoriais são fundamentais para a consolidação da política pública da Assistência. “Temos certeza que socializar o conhecimento em Segurança Alimentar e Nutricional é algo benéfico para todas as pessoas, ver o esforço das equipes para que essas informações cheguem para as pessoas idosas que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos familiares e comunitários é apostar no efeito multiplicador que eles tem em suas comunidades e em suas famílias”, disse.