Saúde

Hora do sono saudável

Um novo estudo publicado na revista científica European Heart Journal Digital Health e pela Universidade de Harvard mostrou que dormir entre 22h e 23 horas é um horário ideal para ter um sono mais saudável.

Na pesquisa, foi constatado que neste horário os riscos de desenvolver doenças cardíacas diminui porque dorme-se melhor. E como isso foi feito?

Os testes envolveram mais de 88 mil indivíduos entre 45 e 79 anos, cujo sono foi monitorado por uma semana por meio de dispositivos colocados em seus pulsos. Foi constatado que que dormiam mais tarde – à meia-noite –  poderiam ter até 25% mais chances de desenvolver doenças cardiovasculares, e aqueles que iniciavam o sono antes desse horário, 24%. Os autores mostraram que deitar-se em horários não convencionais altera o ritmo circadiano, essencial para regular as funções vitais do organismo.

De acordo com a pneumologista e Especialista em Medicina do Sono, Jessica Polese, na verdade quanto mais tarde a pessoa for dormir, menos tempo de sono ela terá, ou pode ocorrer a privação do sono e aí acontecer o risco para as doenças cardiovasculares.

“As enfermidades do coração como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) podem ocorrer sem uma qualidade de sono. Uma noite mal dormida pode causar obesidade, aumento da pressão arterial, do colesterol, do próprio estresse, e  isto é um reflexo de todos estes males que afetam a saúde do coração”, explica a médica.

“A qualidade do descanso noturno e a saúde cardiovascular estão relacionadas e os estudos servem para provar o fator. A novidade foi a questão de um horário fixo que podemos averiguar”, pontua Jessica.

A médica  destaca que a duração do sono ideal hoje varia de seis a 8 oito horas de sono.

Leia também