Economia

Histórias por trás dos cafés do Espírito Santo

Histórias por trás dos cafés especiais do Espírito Santo ganham série; saiba como assistir

Uma jornada de descobrimento dos cafés especiais do Espírito Santo agora na palma da mão com o celular ou na tela da sua TV. Foi lançada uma websérie de três episódios, batizada de “Além da Xícara: a origem dos cafés especiais”, com o propósito de democratizar o acesso aos melhores cafés do estado, mostrando as histórias de produção familiar por trás deles. A idealização e produção é da rede de cafeterias Terrafé.

O primeiro episódio mostra a fazenda do produtor Wellington Braga, a primeira propriedade a receber a visita do projeto “Lado a Lado” – uma iniciativa que tem por objetivo descobrir cafés de alta qualidade com a ajuda de um laboratório de prova itinerante. O café especial permite que o produtor tenha uma margem de lucro maior, em um trabalho que envolve toda a família.

O segundo episódio mostra a propriedade de Josane Bissoli, em Vila Pontões, Afonso Cláudio. Josane faz parte da Associação de Mulheres Empreendedoras (Amep), um coletivo dedicado ao desenvolvimento social e à capacitação, que mobiliza e qualifica pequenas produtoras na região. Um lote exclusivo do café produzido por Josane foi lançado pela Terrafé – em edição limitada – em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc). Parte da renda da venda do produto foi revertida à instituição.

O terceiro episódio vai mostrar como funciona um laboratório de cafés especiais e falar da importância de ter o acompanhamento do Rafa Marques, um profissional habilitado para dar selo de qualidade aos cafés especiais.

Para o especialista em café e fundador da Terrafé, Raul Guizelini, a websérie é uma forma do consumidor brasileiro conhecer mais sobre os cafés especiais. “Estamos na fase de aculturamento sobre os cafés especiais, ou seja, de apresentação às pessoas, e esse movimento tem que partir das cafeterias, torrefações e marcas de café”, explica Raul. Ele destaca que a estimativa é que, daqui a cinco anos, 10 em cada 100 brasileiros vão consumir cafés especiais.

Segundo maior produtor de café arábica do Brasil, o ES reúne condições para ser um competidor peso-pesado na disputa pelo mercado. Entre as vantagens competitivas do estado estão a sua localização geográfica – próxima aos grandes centros consumidores – e o fato de ter um território pequeno, o que facilita a logística de entrega do interior para a Região Metropolitana.

A Terrafé, que completa 10 anos em 2024, estima um crescimento de 50% na comercialização de cafés especiais neste ano, com as vendas saltando de 12 para 18 toneladas. A rede inaugurou sua primeira loja-conceito recentemente, na Praia do Canto.

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