Cidade

Governo do Estado inaugura primeiro Centro Estadual de Idiomas da Educação em Prisões

Com o objetivo de promover a inclusão e a ampliação de oportunidades para pessoas privadas de liberdade, o Governo do Estado do Espírito Santo, em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu) e da Justiça (Sejus), dá mais um passo importante na educação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade. Após a inauguração da primeira Escola de Tempo Integral da Socioeducação da Rede Pública Estadual, em 2024, o estado agora inaugura, nesta segunda-feira (7), o primeiro Centro Estadual de Idiomas (CEI) da Educação em Prisões.

Localizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Cora Coralina, situada no Complexo Prisional do Xuri, em Vila Velha, o CEI tem como objetivo oferecer cursos de línguas estrangeiras, contribuindo para a formação integral dos estudantes em contexto de privação de liberdade. A iniciativa visa fortalecer as práticas pedagógicas, proporcionando aos estudantes um novo horizonte de aprendizagem e, consequentemente, mais oportunidades de reintegração à sociedade.

A aula inaugural contará com a presença de autoridades como o secretário estadual de Educação, Vitor de Angelo, e o secretário de Estado da Justiça, Rafael Rodrigo Pacheco Salaroli. A cerimônia marcará o início de um novo ciclo na educação prisional no estado, oferecendo aos internos mais uma ferramenta para seu desenvolvimento pessoal e profissional.

A inauguração do Centro Estadual de Idiomas na educação prisional não só reflete o compromisso do governo com a formação e capacitação de todos os cidadãos, independentemente da sua condição, como também reafirma a importância da educação como ferramenta de transformação social e pessoal. Com essa nova unidade, o estado amplia as possibilidades de resgate da dignidade e de reintegração dos internos, provendo-os de ferramentas essenciais para o exercício pleno da cidadania.

Com a implementação do CEI, o governo estadual fortalece a proposta de criar espaços de aprendizagem que favoreçam o desenvolvimento de habilidades essenciais no mercado de trabalho, além de incentivar a cidadania e a dignidade para os internos. Essa nova oportunidade é um reflexo de um olhar mais atento e humanizado para a educação prisional, contribuindo para um sistema de justiça mais justo e igualitário.

O Centro Estadual de Idiomas é um avanço significativo para o sistema educacional dentro das prisões, sinalizando que, mesmo em um contexto de privação de liberdade, a educação segue sendo uma chave importante para a transformação de vidas.

Leia também