O Governador do Estado, Renato Casagrande, liderou uma reunião crucial com prefeitos, vice-prefeitos e outras autoridades dos municípios do Prodnort, nesta quarta-feira, para abordar a séria crise hídrica que assola a região.
A pauta central do encontro foi a forte estiagem que tem impactado negativamente as comunidades locais. Casagrande, acompanhado de secretários e diretores-presidentes de autarquias, buscou ouvir as demandas dos líderes municipais e apresentar as medidas adotadas pelo Governo do Estado nas últimas semanas.
Diante da preocupante situação, o governador informou que há uma previsão de chuvas nos próximos dias, trazendo uma possível melhoria ao cenário. “Realizamos uma reunião dias atrás em Vitória e decidimos que nosso Centro Integrado de Controle ficasse responsável por coordenar de forma integrada as ações. As secretarias e autarquias estão se reunindo para analisar as ações e traçar metas”, explicou Casagrande.
Durante a reunião, Casagrande demonstrou empatia ao ouvir as necessidades dos municípios e assegurou todo o suporte do Governo do Estado para implementar ações visando mitigar os efeitos da estiagem. “A reunião de hoje foi para colocar todo o aparato do Estado inteiramente à disposição dos municípios e ouvir dos prefeitos, dos secretários e da população, o que é prioridade nesse momento. Lógico que nossa preocupação é água para o ser humano, mas se pudermos também diminuir o prejuízo para a agricultura, é o que nós buscamos”, afirmou o governador.
Entre os presentes estavam os prefeitos de Pedro Canário, Jaguaré, Governador Lindenberg, São Domingos do Norte, Ponto Belo, Águia Branca e Montanha. Além disso, participaram os secretários de Estado e diretores-presidentes de autarquias, bem como deputados estaduais, vice-prefeitos, secretários e vereadores, destacando a importância do esforço conjunto para enfrentar a crise hídrica na região do Prodnort.