Peludinhos e donos de amor incondicional, sua população já é contabilizada em mais de 25 milhões no Brasil, com a estimativa de que, até 2030, eles se tornem 41,6 milhões. Estamos falando dos gatos, que através de suas peculiaridades e fofurice, estão se tornando a temática principal dos novos empreendimentos na Grande Vitória.
De clínicas exclusivas a cafeterias com lounges especiais para interação com os felinos, esses espaços formados especialmente para eles – e para os apaixonados por eles – comprovam que os números estão corretos: os gatos são mesmo o novo xodó dos humanos!
Espaço para cuidados exclusivos
A concretização de um sonho que começou logo após a graduação em medicina veterinária e ficou ainda mais forte quando teve seu primeiro gatinho, portador de Felv, a temida leucemia felina. Formada há 16 anos, Erica Baffa é uma apaixonada por gatos e dedicou sua carreira à especialização em medicina e oncologia felina. Tanto é que, no mês de abril, inaugurou sua própria clínica exclusivamente dedicada aos gatos: a Cat Medic, localizada na Praia da Costa, Vila Velha.
“A proposta da Cat Medic é ser um espaço inteiramente dedicado aos cuidados com a saúde dos gatos sem que sejam expostos a fatores de estresse, como por exemplo outros tipos de animais, e ainda com uma estrutura que promova tranquilidade e aconchego para eles”, explica Baffa.
Ela destaca que tudo foi pensado minuciosamente para proporcionar conforto aos animais, de uma iluminação especial e som ambiente com música clássica à estrutura para que os gatinhos possam brincar durante o atendimento. Os espaços também receberam pinturas exclusivas assinadas pela artista plástica Kássia Gonçalves. “Os espaços coloridos – e até as vestimentas dos profissionais – foram escolhidos com o objetivo de reduzir o estresse dos pets, afinal, assim como os humanos, eles também apresentam a síndrome do jaleco branco, desenvolvendo fobia à cor branca. Uma das novidades que apresentamos ainda é centro cirúrgico, sala de internação com cromoterapia, laserterapia, e muito mais”, detalha a médica veterinária.
Que tal um café com gatinhos?
Sócio-proprietário do café Cat Experience, na Praia da Costa, Matheus Volkers diz que conheceu o conceito de Cat Café fora do Brasil, no Sudeste Asiático, e através de conversas com a sócia Maria Paula, uma apaixonada por gatos que já se dedicava a um hotel para felinos e a um projeto de adoção responsável, assim, foram conhecer como esse modelo de negócio funcionava no Brasil. Observaram então que outras cidades brasileiras já apostavam nesse formato de local, mas que a tendência ainda não havia sido desenvolvida no Estado.
“A Cat Experience nasceu como um modelo de cat café, mas fomos pensando em atividades complementares relacionadas ao universo felino que viessem a agregar ainda mais valor à marca. Logo, tornamo-nos uma cafeteria temática com um ‘Lounge dos gatos’, em que fizemos parceria com ONGs da Grande Vitória e eles direcionam os animaizinhos para nós. Nele, os clientes têm a possibilidade de interação com os pets e, caso conectem-se com eles, podem até mesmo leva-los para casa através da adoção responsável. Temos tido uma grande adesão, o que prova o amor dos capixabas pela espécie”, explica.
E não para por ai. No cardápio da cafeteria, os gatinhos invadiram as delícias. Tem sanduíches em formato de gato, brownie com chocolate de gatiho, e até acessórios como colheres com desenhos de gatinhos. É um verdadeiro mergulho no universo dos felinos.
Outra cafeteria que também tem os gatos como protagonistas é a Gatatouille, idealizada por Indyara Fiore, sócia-proprietária. Nela, todos os produtos foram pensados para ser especiais: a produção é feita com ingredientes sem glúten e sem lactose, ideal para consumo entre os intolerantes a esses componentes. O empreendimento, no entanto, surgiu como uma missão espiritual da proprietária e do seu amor pelos animais.
“Eu sou gateira e meu filho também. Em 2022, fomos ao Rio de Janeiro e nos apaixonamos por um cat café que existia por lá. No ano passado, o planejamento era morar em Portugal, mas por problemas pessoais acabou não dando certo. Com o recurso que seria destinado para essa nova fase da minha vida, decidi investir em algo que amo: cafeteria. Sou uma coffee lover que fez até um curso de barista, em 2017, só para produzir bons cafés para mim mesma! (risos). Foi quando decidi unir minhas duas paixões em um negócio. Para esta iniciativa, também quis trazer o meu propósito de vida, que é ajudar pessoas e animais. Então, toda a renda arrecadada pelas visitas dos clientes em nosso gatil é revertida para uma ONG animal”, detalha Indyara.
Até papelaria autoral de gatinhos
Outra novidade que surgiu na Praia da Costa, Vila Velha, é a Mislin, uma papelaria autoral. A proprietária Carol Manenti, é quem cria todas as estampas e desenhos, e o gato ganhou destaque é uma de suas coleções. Ele aparece com frases divertidas e irônicas em cadernos, blocos, caneca, moleskines e muito mais.
Os benefícios da interação com os pets
Especialistas garantem que acariciar um gatinho pode diminuir a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, além de aumentar os níveis de serotonina e dopamina, hormônios relacionados à felicidade. Além disso, o ronronar do gato também já foi descrito com propriedades calmantes e curativas.
Há também quem diga que a sensibilidade dos gatos faz com que eles sejam capazes de absorver energias, assim como um filtro, limpa o que é negativo, como tristezas e angústias, tanto de pessoas como do ambiente em que vivem. E sabe o motivo deles dormirem bastante? O soninho felino é para transmutar e eliminar as energias absorvidas.
Cat Medic
https://www.instagram.com/catmedic.felinos/
Cat Experience
https://www.instagram.com/catexperience_/
Gatatouille
https://www.instagram.com/gatatouillecafe/
Mislin