Entretenimento

Fim de semana será de muito humor em Vitória

O final de semana em Vitória começa com uma noite de boas risadas e muito improviso. Na sexta-feira (13), comediantes negros se unem para marcar presença na cena humorística capixaba. Intitulado “Os Negos de Vitória”, o grupo se apresenta no Vix Comedy Club, primeiro clube de comédia do Espírito Santo, que fica no Centro da capital.

O grupo, formado há pouco mais de um ano, é uma mistura de stand-up comedy com esquetes sobre o cotidiano com referências pessoais de cada integrante, e conta com os comediantes: Fil Santos, Hebert Cruz, Klebson Carreira, Guilherme Ludgero e Leila Souza.

O show traz a representatividade no sentido literal: comédia feita por pessoas negras, pertencedoras do seu espaço da comicidade.

Fil Santos, comediante há 10 anos, iniciou a carreira em Vitória e hoje vive em São Paulo, pontua a importância da formação de um grupo de stand up formado por pessoas negras no Estado. “Quando a gente decidiu montar o grupo, percebemos que havia poucos humoristas negros e que era necessário tê-los na cena (…). A gente sempre vê lá na gringa que os melhores comediantes são negros. E como aqui o stand up demorou para aparecer, também demorou muito para chegar na nossa mão”, relata.

O público pode esperar, ouvir e rir de tudo um pouco. “Pelo fato da gente ser preto, falamos da vivência que outros negros vão se identificar, sabe? Porque muitas vezes, a linguagem que a gente usa e a cultura que a gente consome são as mesmas. Mas o show não tem só essa pauta. A gente fala de tudo mesmo”, acrescenta Fil.

Os Negos de Vitória se apresentam nesta sexta-feira, às 20h, com abertura da casa às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos pelo site ingressos.vixcomedyclub.com, a partir de R$ 20.

Já no domingo (15), um paranaense, um mineiro e um carioca sobem no palco do Vix Comedy Club, para falar tudo “o que os capixabas não contam”.

O Comédia Gringa, formado recentemente, conta com Rafael Oliveira (mineiro), Vinícius Daflon (carioca) e Diego Marcell (paranaense). O trio aborda o cotidiano capixaba por meio de uma “ótica gringa”, além de comparar o jeitinho de viver no Espírito Santo com outras regiões.

“O show surgiu da ideia de falar pros capixabas o que a galera que não é capixaba acha de vir morar aqui. Quais são as características em comum, o que a galera de fora do Estado acha dos capixabas, cada um com a sua especificidade e tudo isso com muita piada”, comenta Rafael Oliveira, integrante do grupo que já é veterano na cena humorística.

Rafael Oliveira faz comédia há quatro anos, integrou o grupo “Social do Jair”, onde percorreu em turnê no Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Já Vinícius e Diego são produtores culturais e “pocam” na comédia capixaba há um ano.

O show acontece às 20h, com ingressos a partir de R$ 20, em ingressos.vixcomedyclub.com.

Leia também