Festival Reencontros acontece nesta quinta e sexta no Teatro da Ufes com shows de Lia de Itamaracá e Maria Laurinda; veja como garantir ingresso de graça
O Festival Reencontros chega a Vitória com uma programação imperdível nos dias 20 e 21 de março, no Teatro Universitário da UFES, celebrando a cultura negra com apresentações de destaque da música brasileira. O evento, que integra as artes e promove a valorização da cultura afro-brasileira, traz uma combinação de shows e performances com grandes ícones da música popular.
A primeira noite do festival, que começa às 19h, traz para o palco artistas negros capixabas, com apresentações de Luiza Dutra, Caju e Fabriccio. Os ingressos para essa data já podem ser retirados gratuitamente no site oficial do evento, www.reencontros.com. O evento é uma oportunidade única para conhecer o talento da música local e prestigiar artistas que representam a força da cultura capixaba.
21 de março: Encontro de ícones da música brasileira
A grande noite do festival, marcada para o dia 21 de março, já tem ingressos esgotados. A partir das 20h, o palco será ocupado por artistas renomados que representam a ancestralidade da música brasileira. Maria Laurinda Adão e o Caxambu da Santa Cruz abrirão o evento, trazendo a força do Caxambu, ritmo tradicional do Espírito Santo, para o palco. Em seguida, a icônica Lia de Itamaracá, uma das maiores vozes da ciranda e um dos maiores ícones da cultura popular de Pernambuco, encantará o público com sua apresentação. Para encerrar, o Coral Serenata D’Favela prestará uma homenagem à cirandeira, celebrando as raízes da cultura afro-brasileira.
O Festival Reencontros coincide com o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial, instituído pela ONU em memória ao Massacre de Sharpeville, ocorrido em 1960 na África do Sul. Essa data representa a luta contra o racismo estrutural e a urgência de políticas de equidade racial, algo que o festival abraça com seu compromisso de amplificar as vozes e talentos negros, além de promover a resistência por meio da arte.
O Teatro Universitário da UFES oferece acessibilidade para pessoas com deficiência, e as apresentações serão acompanhadas por intérpretes de libras, garantindo que todos possam desfrutar da experiência.
O Festival Reencontros é uma realização da JUPTER Entretenimento, Comunicação e Cultura, com apoio institucional da UFES e viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria Estadual de Cultura do Espírito Santo. O projeto conta com o patrocínio da EDP e da ES Gás, e o apoio cultural do Instituto Energisa.