Cidade Entretenimento

Festival Movimento Cidade cresce em 2025 e confirma edição no Parque da Prainha

Com programação em Vila Velha e Vitória

Prepare-se para viver a cidade em movimento. O maior festival de artes integradas do Espírito Santo está de volta e, em 2025, promete mais do que uma edição grandiosa: o Festival Movimento Cidade (MC) se expande e ocupa novos territórios. A 7ª edição está confirmada para os dias 15 e 16 de agosto, no tradicional Parque da Prainha, em Vila Velha, mas o que antes era um evento centralizado agora se transforma em uma experiência distribuída por diferentes espaços das cidades de Vila Velha e Vitória.

Com o lema de ocupar e pulsar a cidade, o Movimento Cidade se reinventa e se torna um ecossistema cultural contínuo e mais presente. A edição deste ano vai muito além do palco principal, levando arte, música, oficinas, audiovisual, esporte e bem-estar para locais como o Cais das Artes, o Parque Cultural Casa do Governador, a Mocidade Unida da Glória (MUG) e o Sebrae, fortalecendo os laços com a população e celebrando a diversidade cultural capixaba.

Em Vitória, mesmo com o Cais das Artes ainda em fase de conclusão, o festival será um dos primeiros a ocupar o espaço com ações culturais, mostrando o potencial do local como polo de produção e difusão cultural. Já o Sebrae receberá uma série de oficinas formativas, reforçando o compromisso do MC com a educação e o empreendedorismo criativo.

Em Vila Velha, além do Parque da Prainha, o festival chega ao Parque Cultural Casa do Governador e à sede da MUG, consolidando a proposta de democratizar o acesso à arte e cultura nos bairros e comunidades.

O Movimento Cidade reforça seu caráter coletivo, orgânico e em constante transformação com três vertentes que se somam à programação principal: Sol MC, +MC e NAV.

  • Sol MC propõe começar o dia com atividades voltadas ao bem-estar, como práticas esportivas, rodas de escuta e atividades criativas para crianças, sempre guiadas pela luz natural e com foco na presença e no cuidado.

  • +MC amplia o alcance do festival com experiências intensas e variadas: shows, batalhas, intervenções urbanas, exposições e mostras audiovisuais que misturam o popular, o contemporâneo e o urbano, transbordando arte por todos os lados.

  • NAV é o after oficial do festival. Para quem quer prolongar a energia da festa, o NAV será o ponto de encontro da madrugada, com som livre, dança e celebração coletiva – programação completa será revelada em breve.

Com entrada gratuita, o Festival MC já é referência no cenário nacional por sua programação plural e pela força do audiovisual, com a maior tela de cinema a céu aberto do Espírito Santo. Em 2024, o evento reuniu 100 mil pessoas ao longo de três dias, com atrações de todo o Brasil e uma mistura de ritmos como rap, pop, samba, trap, brega, rock e manguebeat.

Nesta 7ª edição, o público pode esperar mais um line-up de peso, reunindo artistas locais e nacionais e mantendo o compromisso com a diversidade, inclusão e inovação artística. Em edições anteriores, nomes como Criolo, Liniker, Silva, Marina Sena, Emicida e Djonga já passaram pelos palcos do MC.

Leia também