O Festival MC, o maior evento de artes integradas do Espírito Santo, está de volta e promete agitar Vila Velha nos dias 16, 17 e 18 de agosto no Parque da Prainha. Com entrada gratuita, o festival abre suas portas não só para espectadores, mas também para participantes ativos através de oficinas e batalhas artísticas.
Este ano, o Festival MC apresenta três escolas de formação, conhecidas como MC.Lab, que oferecem imersões intensivas nas seguintes áreas:
- Escola de Danças Urbanas – Imersão Ballroom: Celebrando a diversidade de gênero, raça e sexualidade, esta escola oferece aulas com referências capixabas de destaque no Ballroom, como Mother Ronalda Bonekety e Imperador MissKingKong Bonekety. As inscrições vão até 10 de julho de 2024 pelo link bit.ly/mclab_ballroom.
- Escola de Videoarte: Sob a orientação da artista visual Thais Graciotti, os participantes explorarão relações entre paisagem, corpo e gesto. Inscrições até 10 de julho de 2024 em bit.ly/mclab_videoarte.
- Escola de Produção Cultural: Dirigida por Winy Fabiano, foca no fortalecimento do setor cultural capixaba através da diversidade artística. Inscrições até 10 de julho de 2024 em bit.ly/mclab_producaocultural.
As três escolas oferecem bolsas-auxílio exclusivas para trans e travestis no valor de R$ 500,00.
Batalhas Artísticas
Além das oficinas, o Festival MC é palco de emocionantes competições artísticas:
- Batalha Ballroom: Competição dividida em categorias como Vogue e Runway. Inscrições até 15 de julho de 2024 em bit.ly/batalha_ballroommc.
- Batalha Breaking: Destinada a dançarinos de breaking de todo o Brasil, com premiação em dinheiro para os primeiros colocados. Inscrições até 22 de julho de 2024 em bit.ly/batalha_breakingmc.
- Batalha Slam: Para poetas e declamadores, com destaque para a expressão artística e prêmios significativos. Inscrições até 22 de julho de 2024 em bit.ly/slam_mc.
- Batalha MC do MC: Onde os mestres de cerimônia disputam em rimas afiadas e têm a chance de se tornarem apresentadores do festival. Inscrições até 22 de julho de 2024 em bit.ly/batalha_mcdomc.
Essas competições não só promovem a arte urbana, mas também oferecem uma plataforma para artistas emergentes e consolidados de todo o Brasil mostrarem seu talento.
Com uma programação diversificada que inclui shows musicais, mostra de cinema e muito mais, o Festival MC reafirma seu compromisso com a criatividade, diversidade, sustentabilidade e acessibilidade, consolidando-se como um marco cultural no calendário do Espírito Santo.
Foto Capa: Vans Bumbeers