Entretenimento Eventos

Festival do Pastel e Caldo de Cana vai reunir gastronomia e música em Ibiraçu

O evento acontece de 20 a 22 de julho, no Parque de Exposições da cidade. Conhecida como a capital capixaba do pastel e do caldo de cana, o município de Ibiraçu, localizado a 70 quilômetros ao norte de Vitória, recebe entre os dias 20 e 22 deste mês, no Parque de Exposições, a segunda edição do Festival Gastronômico do Pastel e Caldo de Cana. A entrada é gratuita.

A tradição é tanta, que o município de Ibiraçu, que se tornou uma parada obrigatória para quem passa pela região, leva esse título por reunir às margens da BR-101, diversas pastelarias especializadas na iguaria. Quem for conferir o Festival vai poder experimentar mais de 30 sabores do tão consumido pastel, que vão desde os tradicionais frango, carne e queijo, aos sabores mais elaborados. Isso sem falar nas versões doces do produto. Tudo começou na década de 1960 com Gilberto Rosalém, que foi o pioneiro na produção de pastel no município, abrindo a lanchonete California. “São 63 anos produzindo pastéis, que vão desde os mais simples até os sofisticados. Nosso objetivo é atender o gosto do cliente, sempre mantendo a qualidade do produto e proporcionado segurança alimentar para quem está viajando”, afirmou Gilberto Rosalém Júnior, um dos que está a frente do negócio atualmente.

Somente na Parada Ibiraçu, segundo proprietário Thiago Pignaton, são mais de 600 mil pasteis produzidos por ano, o que precisa do preparo de aproximadamente 1,7 tonelada de massa. Entre as versões apresentadas têm os pasteis coloridos como o vermelho, feito com massa de pimenta, e o pastel verde, com massa de cebola e salsa. Além disso, tem pastel com massa integral e de chocolate. Os recheios podem ser de moqueca de camarão, carne seca com catupiry e bacalhau com palmito, tudo isso com a opção de ter a borda recheada com catupiry ou cheddar. Já quem gosta dos doces, vai achar morango com nutella e serenata.

“A minha expectativa é muito grande para o evento, já que a cidade vem se consolidando cada vez mais como a capital estadual do pastel e do caldo de cana, o que torna o destino um passeio maravilhoso de fim de semana, já que temos o Buda gigante, e outras atrações como o caminho da Sabedoria. Nós estamos fazendo o possível para surpreender os visitantes durante o Festival, pontuou Thiago Pignaton.

Para o organizador do evento, Eduardo Destefani, o Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu, vem com o objetivo de evidenciar o destino turístico por meio da gastronomia da região. No entanto, além das estrelas do Festival, que são o pastel e o caldo de cana, os visitantes também vão poder experimentar outras delícias e sabores, entre hambúrguer, pizza, petiscos, massas, pratos finos, doces, chocolate, gelatos, e muitos mais. Além de uma cerveja artesanal de qualidade, música boa e um ambiente para acolher toda família.

O Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu, conta com a realização do Instituto Panela de Barro, em conjunto com a prefeitura de Ibiraçu, com o apoio da Agencia de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo do Estado (Aderes) e do Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

O diretor-presidente da Aderes, Alberto Farias Gavini Filho, ressaltou que esse é mais um evento que tem o apoio do Governo do Estado, que vem trabalhando para oportunizar aos pequenos negócios, espaços para quepossam tornar seus produtos mais conhecidos. “Com essas ações é possível proporcionar desenvolvimento para os pequenos negócios do Estado”, destacou Alberto Gavini.

Criar possibilidade de trabalho e gerar renda para os empreendedores locais, principalmente, aqueles que mais precisam de oportunidade. Essa é uma das ações do Instituto Panela de Barro, quando busca no entorno da região, profissionais para atender o festival. Nesse sentido, foi feita uma parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ibiraçu (Asconsul), para que os catadores façam toda limpeza do local, recolhendo, triando, separando e dando a destinação correta para o material descartado. Para isso, bags serão instalados no local do evento.

Boas práticas ambientais também fazem parte da cultura do Instituto quando os eventos são realizados. Pensando num ambiente sustentável, copos ecológicos foram adotados e são entregues para os empreendedores que vendem bebidas, para que dessa forma, o consumidor utilize o mesmo copo durante todo evento e ainda tenha desconto ao comprar o produto. Assim, é possível evitar que cerca de 100 mil copos plásticos sejam descartados. Além disso, todo óleo utilizado nas frituras durante o evento também é recolhido e destinado corretamente.

Saiba mais
Festival do Pastel e Caldo de Cana de Ibiraçu
Quando: 20 a 22 de julho
Local: Parque de Exposições – entrada gratuita
Programação:
Circuito Cervejas Capixabas
I Lupi Cervejaria
Três Torres Cervejaria

Azzurra Cervejaria
Pedra Beer
Vilkkings Cervejaria
Moro Cervejaria
Drink Tropical
ADEGA MENDES – Vinhos & Delicatessen
Espaço Mercearia
Chocolate Artesanal, Cafés Especiais, Pães e Biscoitos, Cachaça, Mini Figo
Flores e orquídeas e Artesanato
QUINTA-FEIRA (dia 20 de julho)
18h – Abertura da Praça de Alimentação
Cozinha Panela de Barro
18h – Aula-Show com a chef Letícia Sant'anna – Restaurante Purumar
19h – Aula- Show com a chef Larissa Mateti – Professora de Gastronomia
Palco Ibiraçu
20h – Show com Ferna Jazz
22h – Show com Inimboráveis
SEXTA-FEIRA (21 de julho)
18h – Abertura da Praça de Alimentação
Cozinha Panela de Barro
18h – Aula-show com a chef Luana Segato
19h – Aula-show com a chef Pietra Morelatto
20h – Aula com chef Alessandro Eller – IPB – Massas Fornaciari
Palco Ibiraçu
18h – Orquestra de Viola Caipira – Instituto Preservarte
20h – Show com Renato Sabaini
22h – Show com Rubens Neto
SÁBADO (dia 22 de julho)
14h – Abertura da Praça de Alimentação
Cozinha Panela de Barro
18h – Aula-show com Camilla Berger – Professora de Gastronomia
19h – Aula-show com Chef Andre Rosalém – Dézo Café Bar
20h – Aula-show com Beto Rosalém – Califórnia – 60 anos do Pastel & Caldo
de Cana

Palco Ibiraçu
15h – Isclas Sorriso
18h – Orquestra Dedilharcos – Instituto Preservarte
20h – Show com Espírito de Porco
22h – Show com Marcos Bifão

Leia também