A tradição, a fé e a força da cultura popular capixaba ganham destaque neste sábado (20), em Serra Sede, com o Desfile das Bandas de Congo Mirim, dentro da programação oficial da Festa de São Benedito 2025. A concentração dos grupos acontece a partir das 18 horas, na Escola Estadual Clóvis Borges Miguel, no Centro da Serra, e o desfile tem início às 19 horas, percorrendo as principais ruas da região central.
O evento reúne nove bandas formadas por crianças e jovens das comunidades tradicionais do congo no município. Meninos e meninas que, desde cedo, aprendem a importância de preservar e valorizar uma manifestação cultural passada de geração em geração. O objetivo é fortalecer o congo na Serra e proporcionar um momento festivo especialmente dedicado aos jovens congueiros.
O Desfile das Bandas de Congo Mirim integra os festejos em homenagem a São Benedito, uma das maiores celebrações religiosas e culturais do Espírito Santo. Em 2025, a festa completa 180 anos de fé, resistência e tradição popular. A iniciativa conta com recursos das leis de incentivo à cultura, como Funcultura, Lei Rouanet e Lei Aldir Blanc.
Para o presidente da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), Deivid Soares, o desfile é a prova de que a tradição segue viva. “Quando a gente vê tantas crianças participando, filhos e netos de congueiros, dá um orgulho enorme. Eu venho de família congueira, comecei numa banda de congo mirim e hoje estou como presidente da Associação. Manter nossas crianças ativas no congo é garantir que a nossa cultura continue pulsando e sendo passada adiante”, destaca.
A realização é da Associação de Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra), da Prefeitura Municipal da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Espírito Santo e do Ministério da Cultura do Governo Federal, com patrocínio do Banestes.
Participam do desfile as seguintes bandas:
Banda de Congo Mirim de São Benedito de Santiago
Banda de Congo Mirim São Benedito Santo Antônio de Pádua de São Domingos
Banda de Congo Mirim São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga
Banda de Congo Mirim São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida
Banda de Congo Mirim Konshacinha da Serra Sede
Banda de Congo Mirim Santo Antônio de Pádua de Bicanga
Banda de Congo Mirim São Pedro de Jacaraípe
Banda de Congo Mirim de Timbuí
Banda de Congo Mirim São Benedito e Nossa Senhora da Conceição de Campinho da Serra II
História do Congo Mirim
O projeto Congo Mirim teve início nos anos 1980, nas comunidades de Nova Almeida e Serra Sede. A partir dos anos 2000, passou a integrar oficialmente o Ciclo Folclórico Religioso da Serra Sede, dando origem ao Desfile das Bandas de Congo Mirim. Realizado tradicionalmente em dezembro, após a Cortada do Mastro, o evento foi criado para fortalecer a cultura do congo e garantir um espaço próprio de celebração para as crianças e adolescentes. Atualmente, a Serra conta com nove bandas de congo mirim inseridas em comunidades tradicionais.
Programação da Festa de São Benedito 2025
20/12 (sábado)
18h – Desfile das Bandas de Congo Mirim da Serra
24/12 (quarta-feira)
5h – Alvorada de Natal com a Banda de Congo Konshaça e Banda Estrela dos Artistas
20h – Missa de Natal na Igreja Matriz
25/12 (quinta-feira)
17h – Missa e Procissão de Natal e de São Benedito
20h – Puxada do Navio Palermo com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas
21h30 – Show com João Felipe e Rafael
26/12 (sexta-feira)
9h – Missa do Serrano na Igreja Matriz
11h – Solenidade na Câmara da Serra: transferência simbólica da capital do Estado para a Serra e entrega do Título de Cidadão Serrano
12h – Exposição da imagem de São Benedito na Igreja Matriz com o Congo Folclórico São Benedito
18h30 – Puxada do Mastro com Bandas de Congo e Banda Estrela dos Artistas
21h – Fincada do Mastro e show pirotécnico
21h30 – Show com Priscila Ribeiro
22h30 – Show com João Bosco e Vinícius
27/12 (sábado)
19h – Desfile das Bandas de Congo
21h30 – Show com Taiana França
22h30 – Show Serestão do Zé