A Estação Ferroviária de Mathilde, em Alfredo Chaves, abriu inscrições para a Exposição Coletiva Nacional de Artes Integradas, que este ano presta homenagem à escritora e militante Haydée Nicolussi. Artistas de todo o Brasil podem se inscrever gratuitamente até o dia 15 de setembro de 2025.
Com curadoria da artista multilinguagens e especialista em gestão museal Vania Cáus – primeira mulher a assumir a função no espaço –, a mostra será realizada no Espaço Expositivo da Estação Ferroviária de Mathilde, local tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e pela Secretaria da Cultura do Espírito Santo.
Inaugurada em 1910 e considerada um marco da engenharia ferroviária brasileira, a estação reúne memória arquitetônica, imigração e resistência política. Agora, transformada também em centro cultural, torna-se palco para relembrar a trajetória de Haydée Nicolussi, nascida em Alfredo Chaves. Escritora e libertária, Haydée enfrentou perseguição política, foi torturada durante o Estado Novo e chegou a dividir cela com Olga Benário. Sua vida se tornou símbolo de coragem, resistência e luta por liberdade, valores que serão revisitados e reinterpretados pelos artistas participantes.
A exposição ficará em cartaz de 30 de outubro de 2025 a 30 de janeiro de 2026. Além da visibilidade nacional, os artistas terão seus portfólios incorporados ao acervo institucional, participarão de atividades de arte-educação e concorrerão a uma premiação de R$ 500,00 pelo voto popular.
Serviço:
Exposição Coletiva Nacional em homenagem a Haydée Nicolussi
Inscrições: até 15 de setembro de 2025
Local: Estação Ferroviária de Mathilde – Alfredo Chaves (ES)
Envio de portfólio e memorial descritivo: umtremparamathilde@gmail.com
Exposição: 30 de outubro de 2025 a 30 de janeiro de 2026