Saúde

ES Recebe Primeira Remessa de Vacinas Contra Dengue

Mesta  quinta-feira (22), o Estado do Espírito Santo aguarda a chegada da primeira remessa de doses das vacinas contra a dengue, destinadas ao início da imunização das crianças de 10 e 11 anos. A distribuição ocorrerá em 23 municípios que compõem a Região Metropolitana de Saúde, conforme o Plano Diretor de Regionalização da Secretaria da Saúde (Sesa).

A chegada das 58.530 doses de vacina foi confirmada pelo Ministério da Saúde (MS) na quarta-feira (21), porém, o horário exato de recebimento ainda não foi divulgado. O governador Renato Casagrande anunciou a informação em suas redes sociais, ressaltando a importância desse passo na proteção da população capixaba contra a dengue.

Embora o Programa Nacional de Imunizações (PNI) tenha estabelecido a faixa etária estratégica de 10 a 14 anos, a recomendação é iniciar a vacinação pela administração da primeira dose em crianças de 10 e 11 anos. Essa estratégia visa ampliar o acesso da população-alvo à primeira dose o mais rápido possível, considerando o atual número limitado de doses disponíveis.

A distribuição das vacinas ocorrerá de acordo com o Plano Diretor Regional, considerando a necessidade de atender a demanda e abranger os municípios de forma eficaz. Além dos 20 municípios inicialmente anunciados, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu foram incluídos na lista de cidades contempladas, conforme o Ofício Nº 76/2024 emitido pelo MS, que atualizou o Plano Diretor Regional capixaba.

O subsecretário de Estado de Vigilância em Saúde, Orlei Cardoso, informou que as doses serão encaminhadas para a Central Estadual de Rede de Frio da Sesa, onde os municípios farão a retirada. A previsão é distribuir todas as doses até sexta-feira (23). A responsabilidade pela operacionalização da vacinação nos territórios ficará a cargo de cada município.

Os 23 municípios contemplados são: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Claudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo, Itarana, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu. Com isso, espera-se avançar significativamente na proteção das crianças capixabas contra a dengue, reforçando as medidas de saúde pública no combate a essa doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.

Leia também