Cidade

Espírito Santo tem maio menos violento em quase 30 anos

Espírito Santo registra menor número de homicídios em maio desde 1996 e comemora 75 dias sem assassinatos em Vitória

Estado alcança marca histórica na segurança pública com queda de 19,2% nas mortes violentas; 24 municípios não registraram nenhum homicídio em 2025

O Espírito Santo terminou o mês de maio com uma marca histórica: 64 homicídios registrados, o menor número para o período desde 1996. Os dados, divulgados pelo Governo do Estado, apontam uma redução de 19,2% nas mortes violentas em relação ao mesmo mês do ano anterior, com queda em todas as regiões capixabas. A capital, Vitória, é um dos destaques, completando 75 dias consecutivos sem registrar nenhum assassinato.

No acumulado de 2025, foram registrados 319 homicídios dolosos em todo o estado. No mesmo intervalo de cinco meses em 2024, haviam sido contabilizadas 395 mortes violentas. Isso representa 76 vidas preservadas em comparação ao ano passado.

A Região Metropolitana da Grande Vitória também apresentou o melhor desempenho desde o início da série histórica, com 152 homicídios entre janeiro e maio, o que representa uma queda de 21,2% em relação ao mesmo período de 2024.

Outro dado expressivo é o número de municípios que conseguiram manter o índice de homicídios zerado em 2025: 24 cidades não registraram nenhuma morte violenta até o fim de maio. Entre elas está Muqui, que segue como o município há mais tempo sem homicídios no estado, com 1.417 dias sem registros. Além da capital, outros 43 municípios estão há mais de 60 dias sem óbitos.

O governador Renato Casagrande atribuiu os resultados ao programa Estado Presente em Defesa da Vida, que promove ações integradas nas áreas de segurança, tecnologia, infraestrutura e assistência social.

“Mais de 70% dos municípios não tiveram homicídios neste mês, sendo o melhor maio de toda a série histórica. O mais importante é que estamos reduzindo os indicadores em relação ao melhor resultado da história, que ocorreu em 2024. Isso mostra que nossa política de segurança, com diversas áreas envolvidas e foco na valorização profissional, tem dado resultados. Vamos continuar investindo para que o Espírito Santo esteja entre os cinco estados mais seguros do país”, afirmou Casagrande.

O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, também destacou o papel das forças policiais e o uso da tecnologia para combater o crime.

“Temos buscado a proteção integral das famílias capixabas, mas sabemos que o bem mais importante é a vida. Parabenizo nossos policiais pelo empenho, pela prisão de lideranças criminosas e pelo uso da tecnologia para colocar assassinos atrás das grades”, disse.

Além da queda geral nos homicídios, o estado também apresentou redução nos casos de mortes violentas de mulheres. Entre janeiro e maio de 2025, foram registrados 35 assassinatos, sendo 13 classificados como feminicídios. No mesmo período do ano passado, foram 39 assassinatos, com 15 feminicídios — uma redução de 13,3% nos crimes relacionados à violência doméstica.

“Temos um grande esforço por parte das nossas forças de segurança para impedir esse tipo de crime bárbaro e proteger as mulheres. Infelizmente ainda não conseguimos evitar todos os casos, mas a queda é significativa e esperamos mantê-la ao longo do ano”, pontuou Damasceno.

Os resultados refletem um esforço contínuo das autoridades estaduais para promover a segurança pública e reduzir os índices de violência no Espírito Santo. O governo projeta novas ações e investimentos para manter a curva de queda nos homicídios e consolidar o estado entre os mais seguros do Brasil.

Leia também