Nos dias 22, 23 e 24 de agosto, Vitória será o ponto de encontro de confeiteiras de diversas regiões do Brasil para a 2ª edição do Colmeia Weekend, um evento focado na gestão de negócios em confeitaria. A iniciativa já confirma a presença de mulheres empreendedoras vindas de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Brasília e Rio Grande do Sul, reforçando a abrangência nacional da atividade.
O setor de confeitaria movimenta cerca de R$ 12 bilhões no país e é predominantemente comandado por mulheres. No entanto, muitas dessas profissionais dominam as técnicas e receitas, mas enfrentam dificuldades na gestão, divulgação e lucratividade dos seus negócios. “Muitas atuam sem planejamento, colocando em risco o sucesso da atividade e o sustento de suas famílias. O resultado são mulheres cansadas e com recursos escassos”, destaca Jucy Freitas, chef confeiteira, administradora de empresas e idealizadora do Colmeia Weekend.
Com experiência desde 2012 e um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, Jucy criou o evento para ajudar mulheres a transformar a confeitaria em uma fonte sustentável de renda, com estrutura, dignidade e lucro.
O Colmeia Weekend será dividido em três etapas. Na sexta-feira (22), as participantes farão visitas técnicas em Linhares, com roteiros pela fazenda de cacau, que apresenta o processo “Bean to Bar” — desde a seleção das amêndoas até a produção do chocolate — e uma torrefadora de cafés especiais, estimulando repertório, aprendizado e potenciais parcerias.
No sábado (23), as atividades acontecem no Hotel Golden Tulip, em Vitória, com palestras e oficinas. Entre as confirmadas estão Camila Vidal, autora do best-seller “Como Criar Seu Negócio do Zero” e fundadora da plataforma Moving Girls; Géssica Amancio, que conduzirá oficina prática de fotografia de confeitaria pelo celular; e Tayná Lima, que abordará estratégias de tráfego pago para negócios locais.
Encerrando o evento, no domingo (24), será realizada uma atividade diferenciada: uma sessão de canoa havaiana na Curva da Jurema, cartão postal de Vitória, conduzida pela mentora nacionalmente reconhecida Liana Figueiredo. Criadora da imersão “Remar, Liderar e Conquistar”, Liana usa essa prática como ferramenta de desenvolvimento humano e estratégico.
“Queremos proporcionar uma imersão real para que a confeiteira pare de ‘apagar incêndios’ na cozinha e comece a jogar o jogo da confeitaria como uma empresária acima da média. Não é um evento motivacional, mas técnico. Cada participante sairá com clareza, plano e segurança para comandar sua confeitaria com profissionalismo e fazer networking de alto nível”, reforça Jucy Freitas.
O Colmeia Weekend consolida-se como um importante espaço de capacitação, troca de experiências e fortalecimento do empreendedorismo feminino na confeitaria, reforçando o Espírito Santo como polo de inovação e gestão no segmento.