Economia

Espírito Santo Registra o Melhor Novembro para o Turismo em 10 Anos

O turismo no Espírito Santo segue em franca recuperação e desempenho surpreendente, mesmo fora da alta temporada. O mês de novembro de 2024 foi o melhor para o setor turístico capixaba em uma década, com um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período de 2023, segundo dados do Connect Fecomércio-ES, baseados no Índice de Atividades Turísticas (Iatur) do IBGE.

Este resultado positivo marca o maior volume de atividades turísticas para novembro desde 2014. Essa variação interanual de 7,1% foi a segunda maior do ano, superada apenas pelo crescimento de 10,2% registrado em outubro, quando comparado ao ano anterior. A pesquisa aponta que fatores como promoções da Black Friday e os preços mais estáveis de produtos turísticos no estado contribuíram para o aumento no volume de atividades.

Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, destacou que, apesar da leve queda de 1,6% nas atividades turísticas em novembro em comparação a outubro, o desempenho do setor capixaba demonstrou uma recuperação consistente ao longo de 2024. “A redução de novembro é explicada por um mês excepcional em outubro, quando houve um crescimento de 3,9%, o terceiro maior do ano. Em termos gerais, o segundo semestre de 2024 registrou crescimento em todos os meses, superando os números do ano anterior”, explicou.

No período de julho a novembro de 2024, o índice Iatur apresentou um crescimento de 3,9% em relação ao mesmo período de 2023. Com esse desempenho, é esperado que o turismo capixaba alcance patamares semelhantes aos de 2023, dependendo dos resultados de dezembro.

Outro dado relevante foi a variação moderada nos preços dos produtos turísticos na Grande Vitória, que teve aumentos mais suaves do que a média nacional. Itens como alimentação fora do domicílio (3,99%) e hospedagem (8,17%) tiveram variações mais baixas, enquanto passagens aéreas (-35,03%) e pacotes turísticos (-6,97%) apresentaram quedas significativas. A alta acumulada de preços na Grande Vitória foi de 3,73%, inferior à média nacional de 4,29%, o que pode ter contribuído para tornar o estado mais acessível e competitivo para turistas.

A Black Friday também teve impacto no desempenho do setor, com um número crescente de empresas de turismo, como hotéis, restaurantes e companhias aéreas, aproveitando a data para oferecer promoções. Essas ofertas estimularam as vendas e a procura por pacotes turísticos, passagens aéreas e hospedagens, tanto para o verão quanto para outros períodos do ano, ajudando a atrair mais turistas para o estado.

“Com os bons resultados, o Espírito Santo continua a se consolidar como um destino turístico em ascensão, com forte potencial de crescimento e uma recuperação notável no cenário pós-pandemia”. Ana Carolina

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