Saúde

Espírito Santo Lidera em Cobertura da Estratégia de Saúde da Família

O Estado do Espírito Santo celebra um marco significativo na área da saúde, com a conquista da melhor cobertura da Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos últimos anos. Com um aumento impressionante no número de equipes de Saúde da Família, o Espírito Santo registrou uma cobertura de 84,31% de Atenção Primária à Saúde, um salto notável desde 2019, quando ocupava a quinta pior posição no país.

A ascensão para a 12ª melhor cobertura em 2024 é resultado direto do compromisso e investimento contínuo do Governo do Estado, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesa), na expansão e fortalecimento das políticas de saúde pública. Desde a criação do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi) em 2019, foram implementadas ações estratégicas visando aumentar o número de profissionais qualificados e expandir a cobertura da Atenção Primária.

Um dos principais programas impulsionadores desse avanço é o Programa Estadual de Qualificação da Atenção Primária à Saúde (Qualifica-APS), que visa à formação e permanência de profissionais nos territórios. O Provimento e Fixação de Profissionais, componente essencial do Qualifica-APS, tem sido fundamental na diminuição dos vazios assistenciais, proporcionando formação e bolsas de formação para médicos e enfermeiros em todo o estado.

Além do investimento em profissionais, o Espírito Santo também tem se dedicado à melhoria da infraestrutura e tecnologia na área da saúde, com a construção de 110 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o estabelecimento do Plano Decenal APS+10. Este plano visa melhorar a infraestrutura física, tecnológica e qualificação dos profissionais, garantindo uma atenção primária de excelência alinhada às necessidades de cada território.

Para complementar essas iniciativas, o ICEPi oferece programas de residência médica e multiprofissional em Saúde da Família, contribuindo para a formação de profissionais altamente qualificados. Com um total de 540 médicos e 365 enfermeiros atuando nas Equipes de Saúde da Família, o Espírito Santo está pavimentando o caminho para um sistema de saúde mais robusto e eficiente, capaz de atender às necessidades da população de forma integral e contínua.

Leia também