Turismo

Espírito Santo Estabelece Primeiro Distrito Turístico em Pindobas

Em um marco histórico para o turismo capixaba, o Espírito Santo oficializou nesta terça-feira (28) a criação de seu primeiro distrito turístico, o Distrito Turístico de Pindobas, localizado estrategicamente na Rodovia Pedro Cola, em Venda Nova do Imigrante. O anúncio foi realizado durante um evento que integra a série de encontros com municípios para discutir o “Turismo como Alavanca da Transformação Territorial”, uma iniciativa do Sebrae/ES, com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio-ES (CET-ES), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac/ES) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/ES). O evento também marcou o lançamento da feira RuralturES.O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, destacou a importância histórica e cultural de Pindobas durante o anúncio: “Inspirado em toda a história da imigração italiana em Venda Nova do Imigrante, nossa capital nacional do agroturismo, o Sebrae/ES buscou estudar esse caminho dos imigrantes e se deparou com tudo o que está instalado em Pindobas. Ali foi construída a primeira igreja da região, também está localizado o casarão da família Scabello, que tem 270 anos, e estão ainda vestígios de toda uma história que gostaríamos de resgatar por meio desse território que estamos chamando de distrito de Pindobas”.

Com as características necessárias para estabelecer o distrito, e a partir da lei sancionada pelo governador do estado, Renato Casagrande, que instituiu a Política Estadual de Turismo, o Sebrae/ES, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e diversos atores da cadeia turística uniram esforços para criar o primeiro distrito turístico do Espírito Santo. O superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo, enfatizou o compromisso com o desenvolvimento do local: “Pindobas já está em fase de obras e queremos ter esse distrito pronto para a visitação do turista em setembro durante a RuralturES. Esse será o primeiro atrativo turístico do Espírito Santo totalmente comercializado pela cadeia produtiva do turismo”.

O projeto do complexo turístico de Pindobas abrange um espaço de experiência da saga do imigrante italiano, um galpão para empreendimentos criativos, área de eventos, espaço gastronômico, além de ser a nova sede para o Polo Sebrae de Turismo de Experiência. O direcionamento estratégico para desenvolver o local inclui o fortalecimento da governança e de políticas públicas; estudos de oportunidades de negócios e estímulo a investimentos; ampliação da infraestrutura de apoio ao turismo; e desenvolvimento da oferta de produtos de experiência no turismo.

Leia também