Com destaque para os setores de comércio e serviços
O Espírito Santo registrou a criação de 5.635 novas vagas de emprego formal em setembro, de acordo com o levantamento do Connect Fecomércio-ES. Esse número representa a diferença entre as admissões e as demissões no estado, e destaca-se como mais um mês positivo para o mercado de trabalho capixaba. O resultado de setembro é 32,4% superior ao registrado no mesmo período de 2023.
Os setores de comércio e serviços foram os principais responsáveis por essa expansão, com 4.730 novas vagas, o que corresponde a 84% do total de contratações. O comércio gerou 1.381 postos de trabalho, enquanto os serviços, que continuam se destacando ao longo do ano, adicionaram 3.349 novas oportunidades.
O setor de serviços tem sido o grande motor da recuperação do mercado de trabalho formal no Espírito Santo. Em 2024, ele já foi responsável por 53,4% de todas as vagas criadas no estado. Ao longo do ano, o segmento gerou uma média de 2.223 novas vagas por mês, com destaque para os serviços de administração pública, defesa, seguridade social, saúde humana e educação, que juntos criaram 1.291 novos postos de trabalho em setembro.
Em paralelo, o comércio, especialmente o varejo, também se manteve aquecido, com a criação de 1.381 novas vagas em setembro. O setor de comércio varejista teve um papel destacado, gerando 839 novos empregos, o que representa cerca de 61% das contratações realizadas no segmento.
Além dos setores de serviços e comércio, a indústria e a construção civil também apresentaram saldos positivos em setembro, com 497 e 830 novas vagas, respectivamente. A única exceção foi o setor da agropecuária, que registrou um déficit de 422 vagas, com mais demissões do que admissões.
Com o resultado de setembro, o Espírito Santo já acumula 37.403 novos postos de trabalho formais em 2024. O número de trabalhadores com carteira assinada no estado atingiu 911.731 até o final de setembro, o que representa um crescimento de 4,3% em relação ao ano passado. A média mensal de criação de vagas também é positiva, com uma média de 4.156 novos empregos sendo gerados por mês no estado, considerando o período de janeiro a setembro.
“Esse crescimento contínuo no número de empregos formais é um indicativo de recuperação da economia do estado, além de melhorar a segurança e estabilidade do trabalhador”, afirmou Ana Carolina Júlio, coordenadora de pesquisa do Connect Fecomércio-ES. Ela ressaltou que o aumento no número de empregos formais também pode fortalecer o consumo, especialmente de bens duráveis, uma vez que o trabalhador ganha mais confiança para adquirir produtos de maior valor.
Entre os municípios capixabas, o maior destaque em setembro foi a cidade de Serra, que gerou 1.619 novos postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável por 54% dessas vagas, seguido pela indústria (280), comércio (238) e construção (232).
Vila Velha foi o segundo município com mais contratações, registrando 964 novos empregos, com 86,5% dessas vagas sendo geradas pelos setores de comércio (247) e serviços (587). A cidade de Vitória, com 807 novas vagas, também se destacou, com 79% das contratações vindo do setor de serviços.
Outros municípios que se destacaram foram Cariacica (641), Linhares (488) e Viana (291), todos localizados na região metropolitana do estado, que continuam a apresentar bons resultados na geração de empregos.
A criação de empregos formais no Espírito Santo tem mostrado sinais de recuperação contínua, com o mercado de trabalho se aquecendo em diversos setores. Para os próximos meses, a expectativa é de que o cenário continue positivo, com a manutenção da tendência de crescimento, principalmente nos setores de serviços e comércio.
O Connect Fecomércio-ES é um projeto da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo (Fecomércio-ES) em parceria com a FAESA, e com o apoio de diversas entidades, como o Senac-ES, Secti-ES e a Fapes. Para mais informações e acesso ao levantamento completo, os interessados podem consultar o site oficial da Fecomércio-ES.