A gestão de conflitos e resolução de problemas é uma habilidade muito valorizada em um líder, afinal de contas é normal que surjam em qualquer empresa divergências e problemas decorrentes de mal entendidos entre os colaboradores, modos de pensar diferentes ou até falta de recursos.
De acordo com Alexandre Slivnik, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD) e um dos maiores especialistas em excelência em serviços no Brasil, a gestão de conflitos começa com uma comunicação aberta e transparente. “Esteja disponível para conversar, ouvir pontos de vista e incentivar o diálogo franco na equipe. A partir daí, identifique o que gerou o conflito e pergunte às partes envolvidas seus pontos de vista e preocupações”, orienta.
Slivnik explica que é importante entender que nem todos pensarão da mesma forma e respeitar diferentes pontos de vista é fundamental para evitar conflitos. É preciso promover a negociação e a busca de soluções mútuas sempre que um conflito surge, assim como estabelecer regras e normas de conduta interna. “A equipe precisa conhecer o que a liderança espera em termos de comportamento, assim como deve estar ciente das consequências relacionadas ao não cumprimento dos mesmos”, afirma.
Confira sete orientações para gerir conflitos e resolver problemas na empresa:
- Mantenha a calma e a objetividade, evitando tomar partido e partir para o lado pessoal.
- Incentive os envolvidos a refletir sobre sua responsabilidade no conflito e para a resolução do mesmo.
- Estimule os colaboradores a aprenderem com erros e experiências do passado.
- Defina regras claras para a equipe, assim como metas a serem alcançadas e esteja certo de que todos entenderam.
- Avalie as alternativas propostas, por mais diversas que pareçam e considere os impactos no curto e longo prazo.
- Atribua responsabilidades e crie um plano detalhado.
- Promova uma cultura de melhoria contínua, na qual haja estímulo para a resolução de problemas e a contribuição com soluções.
Dica bônus: Crie uma cultura de respeito às diferenças, onde não exista uma verdade absoluta e sim diferentes pontos de vista de acordo com as diferentes perspectivas de cada pessoa.