Cultura

Escritora capixaba tem obra selecionada por Editora de Minas Gerais

A escritora capixaba Lilian Menenguci foi uma das selecionadas na chamada aberta da Caravana Grupo Editorial, de Minas Gerais. Nesse processo, a editora mineira recebeu quase 500 originais inéditos no gênero infantojuvenil.

A obra “A tigela de esmalte branco”, infantojuvenil de Menenguci, além de ter tido parecer favorável para publicação de livro no formato físico, também recebeu da editora indicação para produção de e-book, em língua portuguesa, bem como a tradução, lançamento e distribuição do livro, em espanhol, na Argentina. O custeio integral do projeto será realizado pela editora.

“Quando vi o e-mail com o parecer editorial, fiquei com os olhos vidrados na tela. Em cada frase, o coração em pandareco. Depois de ler a mensagem inteira, tornei a ler. Foi algo do tipo ‘tenho que reler para crer’. Em silêncio, agradeci. Emocionada, rememorei os tantos passos nessa travessia literária. Um caminho que tem muitas mãos e incontáveis corações. Estou feliz com essa notícia! Especialmente porque ela chega neste mês de abril, no qual se comemora o Dia Mundial do Livro Infantil (02), o Dia Nacional do Livro Infantil (18) e o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23). Muito obrigada a tanta gente que escreve e (re)vira páginas comigo. Sigamos, tecendo juntos!”, declarou a escritora.

A obra selecionada conta a história de quatro primos que só se reencontram durante as férias escolares. No tempo que passam juntos, sobram traquinagens. Uma delas foi de dar água na boca: apanhar a tigela de esmalte branco, da tia Teté, cheinha de paçoca fresca, comer tudo, sem que fossem vistas. As crianças só não contavam que Tigre, o cachorro vira-lata do quintal, cruzaria o caminho delas e levaria toda a culpa. Chateada com o sumiço do doce, a tia produz quantidade dobrada de paçoca e oferece o doce aos sobrinhos, que ficam sem acreditar.

Lilian Menenguci é natural de Vitória (ES) e tem nove livros publicados, desses cinco são infantojuvenis: Os medos de Lili, Casa de papel, A criança mágica, O mistério da bolinha de gude e A gente, às vezes, é assim!

Leia também