educação

Escola Inova ao Usar Filmes para Ensinar História e Sociologia e Preparar Alunos para o Enem

Discussões sobre as produções audiovisuais também aumentam o repertório e preparam os alunos para possíveis temáticas da redação do Enem.

Já imaginou aprender História e Sociologia e ainda se preparar para a produção da redação do Enem assistindo filmes com os colegas na escola? Essa é a proposta da disciplina eletiva Diálogos Audiovisuais, oferecida semestralmente aos alunos do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci.

Ministradas pela professora Ana Paula Aguiar, as aulas contam com a exibição em si de obras adequadas à idade dos alunos e que retratam algum fato ou momento histórico. “Posteriormente, fazemos discussões e análises em grupo. Por meio da Oficina do Historiador, pesquisamos se o fato histórico foi mesmo daquela maneira ou se o filme exagerou, se a narrativa é precisa e se existe conexão com a realidade. Também fazemos a produção de reportagens com a crítica do filme”, revela.

Ana Paula conta que os estudantes terminam a eletiva, vendo a produção cinematográfica de outra forma. “Eles treinam o olhar para assistir ao filme entendendo o discurso presente, refletindo criticamente. Deixa de ser um entretenimento vazio, pois percebem o quanto o cinema dá voz ao que a sociedade traz como assunto relevante. Como todo filme está ligado a uma teoria sociológica, a eletiva indiretamente também agrega uma bagagem de argumentos importantes para construir uma dissertação argumentativa, como a redação do Enem”, avalia.

A professora cita que, ao assistirem ao filme Jojo Rabbit, que usa uma linguagem lúdica e de humor para tratar do tema Nazismo e fazer uma sátira a Adolf Hitler, a avaliação dos alunos, em geral, é a de que a banalização do mal e a transformação do líder alemão em um amigo imaginário bobão é perigosa. “Alguns acham válido e outros não concordam, defendendo que dever haver limites para o humor”, conta.

Já durante a discussão sobre o filme Capitão Fantástico, que aborda a temática consumo e crianças que só conhecem o videogame e não sabem lidar com pessoas da mesma idade, a reflexão sobre o estilo de vida costuma levar os alunos a um meio termo de opiniões.

E na animação japonesa Tumulto dos Vagalumes, que mostra a perspectiva do Japão na Segunda Guerra Mundial, é abordada a vida do civil no contexto de conflito, gerando uma oportunidade de conexão com as guerras atuais do mundo.

Outros filmes abordados neste semestre foram A Onda, A Mulher Rei e Parasita. Nesse último, a professora revela: “Todos o acham raso, forçado, um mix de coincidências que nunca aconteceriam na vida real. A ideia é essa, a de dar voz, oportunidade de discutirem, expressarem opiniões diferentes, defenderem seus pontos de vista e criarem repertório crítico”, conclui.

Leia também