ES Gás anuncia investimento de R$ 1 bilhão até 2030 para expandir rede e impulsionar uso de biometano no Espírito Santo
Plano quinquenal foi protocolado na ARSP e prevê interiorização do serviço, descarbonização e ampliação da competitividade energética do estado
A ES Gás apresentou nesta quinta-feira (17) seu novo plano de investimentos, que projeta o aporte de R$ 1 bilhão até 2030 para fortalecer e expandir a infraestrutura de gás natural canalizado no Espírito Santo. O plano, protocolado no dia 14 junto à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP), estabelece um robusto programa de expansão baseado em quatro pilares estratégicos: descarbonização, segurança energética, competitividade e desenvolvimento regional.
A iniciativa marca uma nova fase para a companhia, que desde sua incorporação ao Grupo Energisa vem acelerando investimentos e ampliando sua atuação. O plano propõe ações concretas para transformar o Espírito Santo em um hub energético de alta competitividade, com destaque para a interiorização do serviço e a integração de fontes renováveis, como o biometano.
Entre os principais objetivos do plano está a implantação de 480 km adicionais de rede de distribuição, alcançando cinco novos municípios e conectando 92 mil novos consumidores, além de 30 indústrias. A proposta também contempla a ampliação da cobertura territorial e o fortalecimento do papel do gás natural no interior capixaba.
“Nosso objetivo é oferecer o gás que o Espírito Santo precisa, com o desenvolvimento do interior do Estado, a redução de emissões e a ampliação da competitividade. O plano é necessário para estabelecer uma matriz energética segura, robusta e diversificada, proporcionando segurança energética para atrair novos negócios”, destaca Fabio Bertollo, diretor-presidente da ES Gás.
Um dos destaques do plano é a inclusão do biometano – combustível 100% renovável – na matriz energética estadual. Estão previstas a integração de quatro usinas à rede de distribuição, com o objetivo de contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
A expectativa da ES Gás é de que a substituição de combustíveis mais poluentes por gás natural e biometano evite a emissão de até 900 mil toneladas de CO₂ por ano até 2030, em consonância com o Plano de Descarbonização do Espírito Santo.
Os investimentos da companhia também estão em linha com o programa ES Mais+Gás, uma iniciativa do Governo do Estado em parceria com 22 instituições públicas e privadas. O programa já acumula avanços importantes, como a redução da alíquota do ICMS sobre o Gás Natural Veicular (de 17% para 12%) e o crescimento do mercado livre de gás, que deverá representar 82% do volume distribuído no estado até janeiro de 2025.
Desde que passou a fazer parte do Grupo Energisa, a ES Gás acelerou o ritmo de expansão. Em apenas um ano e meio, foram adicionados mais de 100 km à malha de distribuição, que hoje soma 590 km — um crescimento de 17%. O número de consumidores também saltou para mais de 84 mil, com mais de 11 mil novas ligações realizadas no período.
Além da expansão física da rede, os avanços incluem uma redução de 15% no preço do gás, promovendo mais competitividade para o setor industrial capixaba. “Essa evolução reflete uma estratégia clara de diversificação energética, com ganhos em segurança operacional e qualidade de atendimento”, afirma Bertollo.
A proposta agora passará por análise técnica da ARSP antes de ser aprovada oficialmente.
Responsável pela distribuição de gás natural canalizado no Espírito Santo, a ES Gás atende consumidores residenciais, comerciais, industriais, automotivos, de cogeração e termoelétricos. A empresa é regulada pela ARSP e, desde 2023, integra o portfólio do Grupo Energisa.
Com 120 anos de história, o Grupo Energisa é hoje um dos principais conglomerados do setor elétrico brasileiro, atuando em distribuição, transmissão, geração e comercialização de energia, além de gás natural, biogás e soluções energéticas inovadoras. Presente em mais de 970 municípios, atende mais de 20 milhões de brasileiros e emprega mais de 20 mil pessoas direta e indiretamente.