O envelhecimento é uma etapa natural da vida que demanda atenção especial à saúde física e emocional. À medida que a população idosa cresce, torna-se cada vez mais necessário investir em políticas públicas e iniciativas de cuidado que priorizem a prevenção de doenças e incentivem práticas de bem-estar. A data de 1º de outubro, Dia Nacional do Idoso, nos lembra da importância de discutir como a sociedade pode oferecer mais oportunidades de qualidade de vida para essa faixa etária.
Na Unimed Sul Capixaba, diversas ações que promovem atividades por meio do setor de Promoção da Saúde, eventos como o AfetivaMENTE, que envolvem práticas de autocuidado e apoio à saúde emocional, o Grupo Saber Viver para clientes Unimed Sul Capixaba 60+, o evento Ativa Idade direcionado a esse público da melhor idade entre outras estratégias.
De acordo com Adriana Sarzedas, nutricionista e gestora de Promoção de Saúde da Unimed Sul Capixaba, o cuidado com a saúde na terceira idade vai muito além do tratamento de doenças. “É preciso oferecer orientação, prevenção, acompanhamento multiprofissional e criar espaços de convivência que favoreçam o envelhecimento ativo. A alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física e a atenção à saúde mental são pilares para que os idosos vivam de forma mais saudável e participativa”, destacou.
Programas de acompanhamento, incentivo a práticas saudáveis e a promoção de ambientes acolhedores são estratégias que contribuem para que os idosos mantenham a autonomia e continuem ativos socialmente. Dessa forma, a saúde física e emocional caminham juntas, garantindo mais bem-estar e dignidade para quem chega à terceira idade.
Para fazer parte do modelo de Cuidado Juntos, basta entrar em contato com a equipe pelo telefone (28) 2101-6255. Uma vez incluído, o paciente será atendido por uma enfermeira navegadora, que o acompanhará em suas necessidades e elaborará um plano de monitoramento individualizado.