Novos caminhões-pipa reforçam abastecimento e apoio ao campo em municípios do Espírito Santo
A infraestrutura voltada ao atendimento das comunidades rurais ganhou um importante reforço no Espírito Santo. A Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) entregou, nesta segunda-feira (22), 13 caminhões-pipa que irão ampliar a capacidade de abastecimento de água e fortalecer o suporte às atividades agropecuárias em 12 municípios capixabas.
![]()
A cerimônia de entrega foi realizada em Cariacica e reuniu prefeitos, parlamentares e autoridades estaduais. Os equipamentos foram destinados aos municípios de Sooretama, Itarana, São Domingos do Norte, Viana, Alto Rio Novo, Laranja da Terra, Muniz Freire, São Mateus, Apiacá, Divino de São Lourenço, Brejetuba e Ecoporanga. Viana foi a única cidade contemplada com duas unidades.
Os veículos foram adquiridos por meio de recursos oriundos de emendas parlamentares. O investimento total chegou a R$ 5,382 milhões, sendo que cada caminhão-pipa teve custo aproximado de R$ 414 mil.
A expectativa é que os equipamentos reforcem o abastecimento de água em localidades mais afastadas, ofereçam suporte aos produtores rurais e auxiliem os municípios em períodos de estiagem, aumentando a capacidade operacional das administrações municipais.
Segundo o secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, os novos veículos representam um avanço para a infraestrutura das cidades e para a qualidade dos serviços prestados às famílias que vivem no campo.
“Esses caminhões-pipa chegam para ampliar a capacidade de atendimento das prefeituras e garantir mais eficiência nas ações voltadas às comunidades rurais. Trata-se de um investimento importante que fortalece a infraestrutura municipal e oferece melhores condições para enfrentar períodos de escassez hídrica, além de apoiar os produtores rurais e as famílias que vivem no campo”, destacou o secretário.