Geral

Empresários e autoridades prestam homenagem a Helcio Rezende Dias  

Empresários e autoridades capixabas manifestaram profundo pesar pelo falecimento do presidente emérito da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) Helcio Rezende Dias, na noite da última quinta-feira (14), aos 90 anos.
Helcio sempre teve um olhar apurado para o coletivo e seu comprometimento junto às entidades empresariais e sindicais foi uma marca deixada por esse capixaba natural de Dores do Rio Preto e notável empreendedor do setor da panificação.
Segundo a presidente da Findes, Cris Samorini, o industrial “inspirou diversos empresários e empresárias ao longo de sua vida dedicada ao associativismo”. Ela ainda destaca “a forma otimista e propositiva” como atuava nas instituições das quais fez parte ao longo de sua trajetória.
Sergio Rogerio de Castro, que sucedeu Helcio Rezende na Presidência da Findes, destacou o aprendizado e o convívio com o amigo: “Tenho certeza de que sua trajetória e suas causas inspirarão muitos ainda.”
O governador Renato Casagrande decretou luto oficial de três dias no Espírito Santo como forma de honrar e homenagear a memória e o legado de Helcio Rezende Dias.

Depoimentos 

Cris Samorini, presidente da Findes 

O Helcio inspirou diversos empresários e empresárias ao longo de sua vida dedicada ao associativismo.  Uma das grandes características do Helcio era a forma otimista e propositiva de assuntos que pudessem gerar retorno coletivo. Em minha primeira participação na Diretoria do Cindes, em nossa reunião, ao encerrar, Helcio veio falar comigo assim: ‘Estava esperando por pessoas com energia como a sua para reerguer o Cindes’, e sempre trazia sugestão de algo a mais que deveria estar sendo feito.  De lá para cá, ele sempre foi o amigo de palavras positivas. Levarei o Helcio com grande carinho para toda minha vida.

 

Léo de Castro, presidente emérito da Findes (2017/2020) 

Grande perda! Helcio sempre foi um apaixonado pelo associativismo, pelas causas coletivas, sempre positivo, alegre e conciliador. Pioneiro em várias iniciativas empresariais e sindicais, inspirou muitas lideranças ao longo dos anos no Espírito Santo. Na Findes, marcou sua gestão pela expansão da presença física do Sistema no Estado, e pela preocupação na formação de jovens lideranças. Acolhedor, otimista, feliz com a vida, Helcio deixará saudades.

 

Marcos Guerra, presidente emérito da Findes (2011/2017) 

Presidente Helcio era uma pessoa de semblante calmo, mas sempre presente e atento às discussões no Sistema Findes. O que me chamava atenção nele, e que considero importante em um líder, Helcio Rezende tinha, pois sabia ouvir para, posteriormente, tomar as decisões. Fará muita falta em nossa Findes, principalmente para essa garotada que está chegando no Sistema.

 

Lucas Izoton Vieira, presidente emérito da Findes (2004/2011) 

Helcio Rezende Dias foi um segundo pai para mim! No dia em que nasci, ele com muito bom humor contava detalhes como ele e papai comemoraram o meu nascimento. Na minha adolescência e juventude, seu filho Mauro Rezende foi um grande amigo. Aqui na Findes, eu sempre ouvia os seus conselhos e admirava o seu comprometimento com o associativismo e as entidades empresariais. Helcio foi e continuará sendo um grande exemplo de dirigente e líder empresarial para todos nós.

 

Sergio Rogerio de Castro, presidente emérito da Findes (1989/1992) 

Helcio foi um dos meus grandes amigos. Tive a honra de ter sido seu 1º vice-presidente e, posteriormente, sucedê-lo na Presidência da Findes. Aprendi muito com ele, tivemos um convívio muito intenso, sempre advogando pela causa do associativismo. Helcio deixará saudades. Seu sorriso, sua alegria, sua disposição eram suas marcas.  Obrigado por tudo, meu amigo! Você foi muito importante para mim e para o Espírito Santo e tenho certeza de que sua trajetória e suas causas inspirarão muitos ainda.

 

Renato Casagrande, governador do Espírito Santo 

Lamento a perda de Helcio Rezende Dias, uma das maiores referências em desenvolvimento e associativismo sindical. Sua liderança incluiu muitas pessoas em nossa jornada rumo a um futuro mais justo e próspero. Hélcio deixará uma grande marca em nossa história. Descanse em paz.  Em sua memória e homenagem, decretei luto oficial de três dias em todo o Estado.

 

Paulo Menegueli, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) 

Helcio é a referência do associativismo do sindicalismo raiz, sempre procurou incluir e valorizar as pessoas com diálogo sincero incentivando novas lideranças por todas as entidades onde passou. Apaixonado pela boa política e pelo desenvolvimento do Espírito Santo, a panificação nacional, através da Abip, o reverencia.

 

Ricardo Augusto Pinto, presidente do Sindipães 

Hoje a panificação capixaba e brasileira acordou triste!!  Podemos dizer que o padeiro foi fazer o pão com os olhos lagrimejados! Nosso amigo, nosso conselheiro e amante do associativismo e da panificação nos deixou!! São inúmeras suas contribuições em pró do desenvolvimento da panificação!!  Sempre com a voz serena cheia de sabedoria e com visão ímpar do futuro nos guiava em direção do sucesso!! Já com seus 90 anos até a poucos dias abrilhantava nossas reuniões, adorava estar em nosso convívio.  Sentiremos muita falta das suas palavras amigas e de seus direcionamentos!

Leia também