Saúde

Empatia Sempre: Caminhada da Amaes pelos Autistas em Abril

A Caminhada da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) se tornou uma tradição no calendário capixaba, e neste ano, a mobilização promete reunir ainda mais pessoas em prol da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O evento, que acontece anualmente, está marcado para o dia 6 de abril, na orla de Camburi, em Vitória. Com o tema “Empatia Hoje e Sempre”, a expectativa é atrair mais de 5 mil participantes, entre familiares, amigos, colaboradores da Amaes e a comunidade em geral.

A Caminhada da Amaes tem sido um marco de conscientização sobre o TEA, e a cada edição, é escolhido um tema que destaca a importância da inclusão social. Este ano, a associação levanta a bandeira da empatia, um valor essencial para promover a inclusão de pessoas com TEA. Pollyana Paraguassú, presidente da Amaes, reforça a relevância do tema: “Embora o TEA seja cada vez mais discutido e reconhecido, ainda existem barreiras que precisam ser superadas. O caminho para transformar essa realidade começa pela empatia. Queremos expandir esse sentimento para diferentes ambientes e círculos, pois é através dele que conseguimos a verdadeira inclusão”, afirma.

A caminhada, que se tornará uma “onda azul” na Avenida Dante Michelini, visa simbolizar a luta pela inclusão e pela conscientização, com milhares de pessoas vestindo a cor azul. A cor, que é associada ao movimento “Abril Azul”, criado em 2008 pela ONU, é um símbolo da campanha de conscientização sobre o autismo. A data se tornou uma oportunidade para colocar o autismo no centro das discussões, mas para a Amaes, essa conscientização precisa ser diária, transcender o mês de abril. “É necessário falar sobre isso o ano inteiro, abraçar a causa e ampliar a visão para além de um único mês”, destaca Pollyana.

A concentração da caminhada ocorrerá às 8h no Píer de Iemanjá, e o evento começará pontualmente às 8h30, com a caminhada seguindo até o Hotel Aruan, onde ocorrerá a dispersão dos participantes. Durante a mobilização, além do caráter de conscientização, a Amaes oferecerá um momento de lazer para as famílias, com atividades como recreação infantil, brincadeiras, distribuição de picolés, pipoca e muita interação ao ar livre. O evento conta com o apoio de diversas empresas que abraçam a causa, como Unimed Vitória, Instituto Unimed, Unin, Coroa, Instituto Coroa, Shopping Vitória, Protea Neurodesenvolvimento, Clínica Envolve e Fabrício Gomes.

A camiseta oficial da Caminhada será vendida por R$ 50,00 nas seis unidades da Amaes, a partir da primeira semana de março. A partir do dia 25 de março, ela também estará disponível na loja da Amaes, a ser inaugurada no Shopping Vitória. Mais informações sobre o evento e a compra das camisetas podem ser acessadas nas redes sociais da Amaes, @amaescapixaba.

Endereços das Unidades da Amaes:

  • Aracruz: Rua Luíza Modenezi, nº 47, Bela Vista – CEP 29192-036
  • Cariacica: Rua Ipanema, nº 10, Santa Cecília – CEP 29147-140
  • Serra: Rua Rio Negro, nº 143, Hélio Ferraz – CEP 29160-551
  • Viana: Rua Aspázia Varejão Dias, nº 227, Centro – CEP 29130-013
  • Vila Velha: Rua Cabo Aylson Simões, nº 970, Centro – CEP 29100-320
  • Vitória: Av. Fernando Ferrari, nº 2115, Goiabeiras – CEP 29075-041

A AMAES (Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo) é uma organização privada e sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública municipal e estadual. Fundada em 2001 por pais de autistas, a associação é gerida por familiares e amigos que atuam pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA. A instituição oferece acolhimento, intervenções e encaminhamentos, com uma equipe multidisciplinar que defende os direitos e promove o suporte social, além de fortalecer os vínculos familiares e comunitários.

Com mais de 2.000 famílias atendidas diretamente, a Amaes se destaca por sua atuação em disseminar conhecimento sobre o autismo, oferecer atendimento educacional especializado e realizar ações de conscientização. Atualmente, cerca de 1.050 pessoas são acompanhadas semanalmente, com uma média de 7.469 atendimentos mensais, embora ainda existam 1.428 pessoas na fila de espera.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico caracterizado por dificuldades na comunicação social, nas interações sociais e na linguagem, além de apresentar um repertório restrito de interesses e comportamentos. A conscientização sobre o TEA é essencial para promover a inclusão e garantir os direitos das pessoas autistas em nossa sociedade.

Leia também