Política

Em Retorno das Atividades, Presidente da ALES Quer Definir Conselheiro do TCE-ES em Fevereiro

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) marcou o início do novo ano legislativo com a primeira sessão solene, iniciada pontualmente às 15h00 desta segunda-feira, dia 5 de fevereiro. Antes da sessão, 26 parlamentares se reuniram com o presidente Marcelo Santos para o primeiro almoço mensal de 2024.

Durante o encontro, os deputados debateram sobre os projetos em pauta e o desenvolvimento dos trabalhos legislativos. O presidente reiterou seu compromisso em conduzir a casa com respeito a todas as opiniões divergentes e espera o mesmo dos colegas.

Na abertura da sessão solene, o presidente Marcelo Santos reforçou seu compromisso em nomear os novos conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) até o final de fevereiro. Ele destacou que a escolha será feita internamente pela Assembleia, tanto para as vagas indicadas pelo Governo Estadual quanto para as vagas sob responsabilidade da ALES.

“Vamos decidir isso internamente, pois compete apenas à Assembleia essa indicação”, afirmou o presidente Marcelo Santos. Ele ainda acrescentou: “Quero decidir isso neste mês.”

Além disso, o presidente anunciou que, após uma década, a Assembleia realizará um concurso público. O edital será divulgado assim que os trâmites necessários forem concluídos.

Durante o discurso de abertura, Marcelo Santos ressaltou: “Somos a segunda Assembleia mais transparente do Brasil, o poder mais transparente do Estado e a primeira casa 100% digital no Brasil! E, depois de mais de dez anos, vamos ter concurso público para termos servidores preparados a entregar para os capixabas um serviço de cada vez mais qualidade.”

A solenidade também marcou o aniversário de 190 anos da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. O presidente destacou os avanços conquistados nos últimos anos e o papel fundamental do legislativo na história do Estado.

O presidente aproveitou a ocasião para fazer um apelo em relação às eleições municipais deste ano, enfatizando a importância da escolha de candidatos comprometidos com a transparência, a responsabilidade fiscal e o bem-estar da comunidade.

Diversas autoridades estiveram presentes na sessão solene, incluindo o vice-governador do Estado, representando o governador Renato Casagrande, o presidente do Tribunal de Justiça, o conselheiro-presidente do Tribunal de Contas, o capitão dos Portos do Estado, o Defensor Público-geral do Estado, entre outros representantes públicos e privados.

Leia também