educação

Educação de Trânsito nas Escolas é Ampliada pelo Detran|ES

DETRAN|ES AMPLIA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO DE TRÂNSITO NAS ESCOLAS E ANTECIPA FORMAÇÃO DE NOVOS CONDUTORES

Iniciativa permite que estudantes do Ensino Médio aproveitem o curso teórico da habilitação e avancem direto para a prova de legislação

Por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) está expandindo para mais quatro unidades escolares a disciplina eletiva de “Educação de Trânsito”, destinada aos estudantes do Ensino Médio. A medida permite que os alunos aproveitem o conteúdo teórico do processo de Primeira Habilitação, cumpram os requisitos legais e avancem diretamente para a prova de legislação ao se inscreverem no processo de habilitação.

A disciplina, que já era ofertada como projeto-piloto na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Professor Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, foi responsável pela certificação de 77 alunos no segundo semestre de 2024. Em 2025, a iniciativa se expandiu para mais quatro escolas públicas: EEEM Colégio Estadual (Vitória), EEEFM Vila Nova de Colares, EEEFM Rômulo Castello e EEEFM Professor João Loyola, estas três últimas localizadas na Serra.

Com carga horária de 90 horas, a disciplina exige frequência mínima de 75% e abrange conteúdos essenciais para a formação cidadã e condutora, como Legislação de Trânsito, Direção Defensiva, Noções de Primeiros Socorros, Meio Ambiente e Cidadania, além de Mecânica Básica. A metodologia inclui aulas práticas e atividades interativas, como criação de paródias, exposições, confecção de placas de trânsito e participação em ações educativas promovidas pelo Detran|ES.

Segundo o diretor-geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, a ação une educação e cidadania com resultados concretos para a sociedade. “A disciplina leva o tema do trânsito para dentro da escola. A sociedade sai ganhando e o aluno também, pois adianta sua jornada rumo à habilitação. Ele já conclui a parte teórica, vai direto para a prova de legislação e depois faz a parte prática na autoescola. A escola ganha com a presença do Detran, que leva inclusive simuladores de direção para uma experiência mais próxima da realidade do trânsito”, destacou Vieira.

A parceria com o Instituto Salomão, organização da sociedade civil, fortalece a proposta de educação transformadora, contribuindo para formar jovens mais conscientes, preparados para o trânsito e comprometidos com a segurança viária.

A iniciativa está em conformidade com a Resolução nº 265 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que permite que alunos regularmente matriculados no Ensino Médio, com frequência mínima de 75% na disciplina e devidamente certificados, aproveitem o conteúdo para o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Com a ampliação do programa, o Detran|ES reafirma seu compromisso com a formação de condutores mais preparados e com a valorização da educação como ferramenta estratégica para a redução de acidentes e construção de um trânsito mais seguro no Espírito Santo.

Leia também