Geral

Doutor em Psicologia explica como manter a calma e superar o medo do ENEM

O ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova destinada a estudantes que desejam ter acesso ao ensino superior no Brasil. Ela costuma deixar muitos estudantes ansiosos e com medo e, neste ano, acontece nos dias 5 e 12 de novembro. Como fazer para lidar melhor com as emoções e manter a tranquilidade neste momento?

Segundo Danilo Suassuna, Doutor em Psicologia, autor e professor, especialista em Gestalt-terapia, manter a calma é crucial para o estudante se dar bem no ENEM. “Acredite em si mesmo, respire fundo e lembre-se de que você se preparou bem para o exame. Evite pensar em dúvidas e foque no que sabe”, orienta.

Quem tem verdadeiro pavor de pensar no Exame precisa tentar superar o medo e confiar no preparo. “Lembre-se das horas de estudo e prática. Também é útil desenvolver técnicas de relaxamento, como a respiração profunda”, diz Suassuna.

O especialista explica que, para manter a confiança, os estudantes que farão o ENEM não devem duvidar de suas habilidades. “Não é hora de mudar tudo o que você estudou. Mantenha-se fiel ao seu plano de estudo e confie no seu conhecimento”, aconselha.

Suassuna também afirma que é melhor descansar na última hora antes do exame do que tentar revisar materiais, pois isso pode aumentar a ansiedade em vez de ajudar. “Recomendo que, em vez disso, o estudante relaxe, faça algo que o tranquilize e chegue ao local do exame com uma mente calma”, finaliza.

Leia também