Cidade

DNIT-ES Leva Educação no Trânsito a 500 Crianças

DNIT-ES PROMOVE AÇÕES DO MAIO AMARELO PARA MAIS DE 500 CRIANÇAS EM ESCOLAS DE VITÓRIA E VILA VELHA
Educação para o trânsito chega a estudantes do Ensino Fundamental com palestras, atividades lúdicas e visitas técnicas

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Espírito Santo (DNIT-ES) promoveu, nesta semana, uma série de ações educativas voltadas à conscientização no trânsito como parte da campanha Maio Amarelo. A iniciativa atendeu mais de 500 crianças de quatro unidades escolares localizadas em Vitória e Vila Velha, por meio do programa Conexão DNIT.

caAs atividades aconteceram no Centro Educacional Dom Fernando, na capital, e no Centro Educacional Erlach (unidades Itapuã, Itaparica e Cocal), em Vila Velha. Voltadas para alunos da Pré-Escola até o 9º ano do Ensino Fundamental, as ações incluíram palestras educativas, jogos, contação de histórias e até a apresentação da frota de veículos operacionais utilizados pelo DNIT nas rodovias federais.

Na última terça-feira (20), 75 alunos do 3º, 4º e 5º ano do Dom Fernando visitaram a sede do DNIT-ES e o Memorial DNIT/ES. Para a pedagoga Penha Barcellos, a experiência foi além do conteúdo escolar.
“Trouxemos os alunos em transporte público para vivenciar o trânsito na prática. Eles aprendem o respeito nas vias e ainda levam essa consciência para dentro de casa. É uma experiência que marca e educa”, destacou.

Já nas unidades do Centro Educacional Erlach, a ação se estendeu pelas quartas e quintas-feiras (21 e 22), envolvendo mais de 400 alunos em atividades de conscientização. A diretora da unidade Itapuã, Edjane Bertoli, reforçou a importância do tema no ambiente escolar.
“A educação para o trânsito faz parte da nossa grade curricular. Com o DNIT, os alunos veem tudo isso aplicado na prática. Eles se tornam fiscais dos pais, questionando comportamentos no trânsito e se formando como cidadãos mais conscientes”, afirmou.

O Conexão DNIT é um programa nacional que disponibiliza gratuitamente um banco de atividades pedagógicas digitais, voltadas para a Educação para o Trânsito de forma transversal, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o material atende tanto o Ensino Fundamental quanto o Ensino Médio.

Débora Marcia Peres, Chefe de Serviço de Manutenção Terrestre do DNIT-ES e responsável pela área de Educação para o Trânsito no estado, ressaltou a missão do programa.
“Nosso objetivo é contribuir com os educadores para que abordem o trânsito como um tema de cidadania, promovendo uma cultura de paz e segurança nas vias. As crianças de hoje são os motoristas e pedestres do amanhã”, explicou.

Leia também